Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

As autoridades alemãs receiam que os três tubos dos gasodutos Nord Stream 1 e 2 possam ficar inutilizados para sempre depois das fugas de gás no Mar Báltico. Se não forem reparados rapidamente, grandes quantidades de água salgada irão entrar na estrutura, corroendo os tubos, disseram fontes do governo alemão ao jornal Tagesspiegel.

Gasodutos. O que aconteceu foram fugas ou sabotagem? Se é um aviso de Putin, o que poderá a Rússia ganhar com isto?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Devido à complexidade do alegado ataque, especialistas e fontes do governo consideram que só poderia ter sido realizado por um Estado.

Uma das fugas aconteceu na zona económica da Dinamarca, que faz parte do percurso do Nord Stream, e as outras duas foram detetadas na zona económica da Suécia. Os dois países e a Alemanha já estão a investigar o caso.

As autoridades europeias dizem desconfiar de sabotagem, atribuindo culpas aos russos e à sua ameaça energética. O Kremlin, que sublinha que este é um assunto muito sério, já reagiu, classificando as alegações como “bastante previsíveis e também previsivelmente estúpidas”. “Isto é um grande problema para nós porque, primeiro, ambas as linhas do Nord Stream 2 estão cheias de gás — o sistema inteiro está preparado para bombear gás e o gás é muito caro… Agora o gás está a voar para o ar”, disse ainda Dmitry Peskov, citado pelo The Guardian.

Esta quarta-feira a Procuradoria-Geral da Rússia anunciou que os serviços secretos do país (FSB) vão investigar os danos nos gasodutos enquanto terrorismo internacional, avançou a agência Interfax. “Em conexão com a presença de sinais de crime sob a parte 1 do Artigo 261 do Código Criminal da Federação Russa (um ato de terrorismo internacional) (…), foi iniciado um caso criminal pelo Departamento de Investigação do FSB da Rússia”, refere o departamento.