A máxima que “o dinheiro não compra tudo” não se aplica aos Projectos Especiais da Ferrari, divisão do construtor de Maranello que trata de garantir que todos os desejos dos clientes são realizáveis por um determinado preço. A mais recente prova disso é o SP51, um Ferrari único que parte do chassi, layout e motor do 812 GTS para fazer as delícias de um cliente de Taiwan, que terá pagado uma fortuna para que lhe produzissem um roadster sem igual, com todas as suas exigências. Como é habitual, o construtor italiano de superdesportivos não indica o montante do cheque que recebeu, mas confirma que o proprietário do novo SP51 tem finanças desafogadas, ao indicar que se trata de “um cliente de longa data” e um dos seus “principais coleccionadores”.

Resultado de um trabalho meticuloso, que consumiu perto de dois anos, este one-off apresenta-se na cor “Rosso Passionale”, pintura de três camadas que foi propositadamente criada para o SP51. A frente e traseira são atravessadas  por uma faixa azul e branca que remete para o Ferrari 410S de 1955, evocação essa que persiste em alguns detalhes no interior, nomeadamente no túnel central e nos pespontos do volante. Os faróis também são feitos à medida e, por isso, distintos dos do 812 GTS. A traseira, quase ao estilo targa, traz à memória os protótipos desportivos de Maranello do início dos anos 60. E tudo isto assenta numas jantes de cinco raios onde não falta fibra de carbono e um acabamento de corte de diamante.

Uma vez a bordo, este descapotável exibe um interior idêntico ao do 812 GTS, o que levaria a crer que o trabalho da equipa de Projectos Especiais foi facilitado. Mas nem por isso, pois o cliente quis que a Alcantara utilizada nos revestimentos fosse no mesmo Rosso Passionale que cobre o exterior e também exigiu a referida listra azul e branca entre os bancos. Quando tal não era exequível, lá estão as inserções de Kvadrat azul acompanhadas de uma costura branca cruzada. O habitáculo conta ainda com vários elementos em fibra de carbono, material que também se dá ver na carroçaria.

No domínio mecânico não há alterações a assinalar, ou seja, instalado dentro do imenso capot dianteiro encontra-se um V12 com 6,5 litros de capacidade. Esta unidade motriz atmosférica debita 800 cv e, mais do que isso, 718 Nm às 7000 rpm, com a potência a ser transmitida às rodas posteriores através de uma caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades. Recorde-se que o 812 GTS anuncia 0-100 km/h em somente 3 segundos, para depois continuar a acelerar até atingir os 340 km/h de velocidade máxima.

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