Para reforçar a oferta actual, composta pelo A110 GT e A110 S, a Alpine prepara-se para apresentar o A110 R. Mais radical, como a denominação indica, este coupé desportivo de dois lugares não aumenta a potência do motor, mas reduz o peso, melhora o chassi e incrementa o apoio aerodinâmico. Não se destina a quem apenas se quer deslocar de casa para o escritório, mas fará as delícias dos condutores que querem um carro mais rápido e eficaz, para incrementar a diversão em estrada e, sobretudo, em pista.

A apresentação terá lugar durante o Grande Prémio (GP) do Japão, a 4 de Outubro, para depois o A110 R rumar ao Salão Automóvel de Paris, que abre as portas a dia 17. O construtor francês define a sua nova máquina como um desportivo “mais extremo, mais leve e com um comportamento mais vivo”, inspirado no mundo da competição e daí a revelação ter lugar no GP de Fórmula 1 japonês.

A Alpine não mencionou todas as modificações de que o A110 vai beneficiar, mas divulgou os desenhos das novas peças à laia de teaser. Saltam à vista uma asa traseira fixa, um novo extractor traseiro e um splitter frontal, para em conjunto colarem a traseira e a frente ao solo, optimizando o comportamento e a velocidade em curva.

As jantes são diferentes, para serem mais leves, e o capot do motor e o tejadilho são igualmente mais ligeiros, com o A110 R a recorrer também a alterações nas suspensões, sem que o construtor especifique as diferenças. No habitáculo surgem novos bancos com cintos de segurança de seis apoios, que são menos práticos de utilizar, mas mais seguros, especialmente para os clientes que sejam fãs dos track days.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR