(em atualização)

Alguns clientes do banco BCP começaram, ao início da tarde, a relatar dificuldade em aceder aos serviços digitais da instituição financeira, como a aplicação para smartphone e também o site. Problemas que, posteriormente, o próprio banco revelou estarem relacionados com um ciberataque, contra o qual tomou “as medidas necessárias.

O site DownDetector, usado habitualmente pelos utilizadores para registar falhas ou instabilidade no acesso a vários serviços, apresenta um pico de queixas. Às 14h53 desta segunda-feira, o site tinha recebido 99 notificações sobre instabilidade no acesso.

A maioria dos problemas relatados (79%) diz respeito ao acesso à aplicação móvel.

Contactada pelo Observador, fonte oficial do banco revelou que “a partir das 14h00 de hoje [segunda-feira] entidades mal intencionadas, a partir do exterior, estão dirigir intensos e não legítimos pedidos ao site e às Apps do Banco dificultando e pontualmente impedindo, dessa forma, o acesso dos clientes”. Segundo a mesma fonte, o BCP “tomou as medidas necessárias para mitigar os efeitos referidos e a generalidade dos clientes já está a aceder sem dificuldades”.

(Atualizado às 15h46 para incluir fonte do BCP)

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