Este artigo é da responsabilidade da Compal

O fim das férias de verão significa o regresso à rotina e aos dias agitados: preparar os mais pequenos para o novo ano letivo, voltar ao trabalho e iniciar novos desafios. Por isso, esta é a altura ideal para rever hábitos.

Depois da descontração dos dias passados a descansar, é importante voltar a estabelecer rotinas saudáveis, que ajudam a combater o stress e a manter um estilo de vida equilibrado. Da alimentação ao exercício, passando pela meditação, temos quatro dicas para o ajudar nesta tarefa.

Ter uma alimentação saudável e equilibrada

Uma alimentação saudável faz-nos não só sentir melhor, como também contribui para a prevenção de certas doenças, como o colesterol elevado, a hipertensão arterial, a obesidade ou a diabetes tipo II. Em Portugal, os hábitos alimentares inadequados são, atualmente, o terceiro principal fator a contribuir para a perda de anos de vida saudável. Por isso, é importante escolher os alimentos certos na hora de preparar as refeições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Roda dos Alimentos é um guia orientador de como pode planear a alimentação saudável da sua família: que grupos de alimentos e em que quantidades. O maior grupo da roda pertence aos cereais e derivados, tubérculos, que devem ser a nossa principal fonte de energia. Para as frutas e hortícolas recomenda-se a ingestão de pelo menos 3 porções de cada. Começar a refeição com sopa de legumes, preencher metade do prato com salada ou hortaliças e incluir a fruta no pequeno-almoço e lanches, facilita o cumprimento desta recomendação. Os outros grupos, como carne, pescado e ovos, lacticínios e gorduras devem fazer parte de uma alimentação saudável, mas em quantidades mais moderadas. Um grupo que fica muitas vezes esquecido são as leguminosas, que por serem uma boa fonte de proteína, podem ganhar ainda mais destaque quando se pretende incluir refeições vegetarianas no plano semanal. Evitar o consumo excessivo de sal e açúcar e os alimentos que têm estes ingredientes adicionados em grande quantidade é determinante para uma alimentação equilibrada. Bem como a ingestão de água ao longo do dia, e não apenas nos dias mais quentes. Para o ajudar na preparação das refeições, pode contar com a gama Da Horta da Compal.

De manhã, mesmo que a rotina matinal seja complicada, reserve sempre tempo para tomar o pequeno-almoço. Afinal, esta é a refeição que nos ajuda a começar o dia da melhor forma. Além de quebrar o jejum noturno, o pequeno-almoço ajuda a melhorar o rendimento intelectual, a memória e a concentração, evita a fraqueza e influencia positivamente o humor.

Benefícios do exercício físico

O desporto é indispensável numa rotina saudável. Está demonstrado que o exercício ajuda a manter a saúde mental, fortalece músculos e ossos e reduz o risco de doenças. E são precisos apenas cerca de 30 minutos por dia. Seja de manhã, antes de começar o trabalho, ou ao final do dia, o importante é que encontre tempo na sua rotina diária para o exercício físico.

E não precisa necessariamente de se inscrever num ginásio, se isso não for do seu agrado. Encontre uma atividade de que goste – caminhadas, jogging, natação, padel ou ténis, por exemplo, – e dedique-lhe meia hora do seu dia.

Descubra o que comer antes e depois do treino!

Benefícios do sono: dormir entre 7 a 8 horas por dia

Ter um sono de qualidade é importante para se ter um dia produtivo. Uma noite mal dormida pode levar a uma manhã caótica e a que passe o dia cansado e sonolento. É, ainda, durante o sono que a nossa memória é consolidada, por isso é importante que as crianças em idade escolar também usufruam de uma boa noite de sono, já que isso contribui para o processo de aprendizagem.

A partir do final do dia evite a cafeína e bebidas alcoólicas. Na hora de dormir, evite estimular o cérebro com a luz dos ecrãs.

Descubra o que comer antes de dormir!

Descansar a mente

Já diz o ditado: “corpo são em mente sã”. Além de cuidar de si fisicamente, não se pode esquecer de se cuidar também mentalmente. Por exemplo, no final do dia afaste o trabalho do pensamento e dedique-se em exclusivo à sua família. Reserve tempo para brincar com os seus filhos e saber como foi o dia deles.

Dedique, também, algum tempo a si próprio: a meditação, por exemplo, é uma boa forma de esvaziar a mente antes de ir dormir e ajuda-o a libertar-se das preocupações, do stress e da ansiedade do dia.

Fontes:
DGS – Alimentação e Saúde
DGS – Roda dos Alimentos
APN – Pequeno Almoço um hábito saudável
CDC
Mayo Clinic
Associação Portuguesa do Sono – Dormir bem dá saúde e faz crescer

Saiba mais em Compal.pt