Um vaso chinês avaliado em dois mil euros foi vendido em leilão, em França, por 7,7 milhões de euros. Com os honorários do vendedor, o preço final de compra foi de 9,12 milhões de euros.

Na cidade de Fontainebleau, os leiloeiros ficaram surpresos com a ‘guerra de licitações’ e as ofertas de cerca de 30 licitantes, na sua maioria chineses. Mas, afinal, o que levou um vaso “comum” a ser vendido por um valor quase quatro mil vezes superior àquele em que estava avaliado? É simples. Os compradores convenceram-se de que se tratava de um artefato raro do século XVIII, conta o The Guardian.

O vaso de porcelana azul e branca, decorado com dragões e nuvens, foi herdado por uma mulher que vive em território ultramarino francês. A vendedora, que não quis ser identificada, garantiu aos leiloeiros da Osenat que o vaso pertencia, originalmente, à sua avó, uma ávida colecionadora parisiense.

A leiloeira descreveu o vaso como “bastante comum” e disse que o mesmo datava do século XX. Para os especialistas da Osenat, se o arfetado fosse 200 anos mais velho aí sim teria sido extremamente raro.

O vaso foi adquirido por um comprador chinês, que está orgulhoso “por ter ficado na posse” de um pedaço de história. Cédric Laborde, diretor da leiloeira, adiantou que acredita que o vaso será colocado em exposição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR