O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom José Ornelas, assumiu segunda-feira que foram abafados casos de abusos sexuais de menores na igreja católica e confessou uma “tristeza muito grande” por ver envolvido o nome de Ximenes Belo.

Questionado, em entrevista à TVI, se assumia que “durante anos foram abafados casos” de abusos sexuais na igreja católica, o bispo da diocese de Leira-Fátima foi taxativo na resposta. “Foram [abafados]. E isso não é bom”, respondeu Dom José Ornelas.

A questão estava relacionada com as suspeitas que envolveram recentemente o bispo timorense, Dom Ximenes Belo, das quais Ornelas garantiu ter tido conhecimento apenas “nestes dias” e “com uma grande tristeza”.

“Pensava que o conhecia. É uma tristeza muito grande. Penso nele, nas vítimas dele e penso naquilo que estas vítimas significam, que é precisamente o contrário daquilo que nós [igreja católica] devíamos ser”, comentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na mesma entrevista ao canal de notícias por cabo, Dom José Ornelas, pediu ainda perdão às crianças vítimas de abusos sexuais por parte de padres da igreja católica e garantiu que os visados serão excluídos da igreja se forem condenados.

“Eu peço sempre desculpa a estas pessoas, sempre que falo disto. Não é desculpa, é precisamente perdão a estas pessoas. Porque estas pessoas foram abusadas onde menos deviam ter sido”, disse o bispo da diocese de Leiria-Fátima.

Dom José Ornelas assegurou ainda que os padres visados “serão excluídos do ministério da igreja se são condenados por pedofilia” e lembrou que “até lá têm sido retirados do ministério”.

O Ministério Público (MP) confirmou no sábado estar a investigar o bispo D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, por alegado encobrimento de abusos sexuais, revelando que já houve uma investigação com possíveis ligações a este caso em 2011.