A Rainha Margarida da Dinamarca pediu desculpa por ter retirado os títulos reais aos quatro netos do lado do seu filho mais novo, o príncipe Joaquim — mas manteve a posição, reiterando que ela era “à prova de futuro”. É que, além de trazer mais normalidade à vida dos netos, o novo estatuto é uma forma de garantir que a monarquia “acompanha os tempos”, justifica, citada pelo jornal inglês The Telegraph. A monarca acrescentou que lamentava ter “subestimado” a reação da família. A partir de 1 de janeiro de 2023, Nikolai, 23, Felix, 20, Henrik, 12, e Athena, 10, vão perder o título de “príncipes”, passando a ser condes e condessa de Monpezat.

Rainha da Dinamarca retira títulos reais a quatro netos

“Nunca é divertido vermos os nossos filhos a serem maltratados daquela forma”, disse o príncipe Joaquim ao tabloide dinamarquês Ekstra Bladet. Pela altura do anúncio, o filho mais novo da monarca revelou ter sido “apanhado de surpresa”, tendo ficado “muito triste” com a notícia. “Eles [os quatro netos] estão numa situação que não entendem”, acrescentou.  De acordo com a princesa Maria, a sua mulher, o filho mais novo tem estado, inclusivamente, a ser vítima de bullying na escola por ter perdido o título real. O casal não fala com a rainha desde que a decisão foi anunciada, adianta o The Telegraph.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também a primeira mulher do príncipe Joaquim, mãe dos seus dois filhos mais velhos, Alexandra, condessa de Frederiksborg, descreveu ter ficado “chocada” com a decisão. “Isto veio do nada. As crianças sentem-se excluídas. Não conseguem perceber porque é que as suas identidades lhes estão a ser retiradas”, disse, citada pelo jornal inglês The Guardian.

Na sequência do escândalo que surgiu com a comunicação da decisão, a Rainha Margarida disse: “Ninguém deverá duvidar que os meus filhos, noras e netos são a minha grande alegria e orgulho. Agora espero que nós, enquanto família, consigamos encontrar paz para conseguirmos ultrapassar esta situação.”

A 28 de setembro, a Casa Real da Dinamarca emitiu um comunicado com a notícia de que os quatro netos da Rainha Margarida, filhos do príncipe Joaquim, perderiam os títulos de “príncipes”. Explicou que a decisão da monarca tinha como objetivo permitir que os netos pudessem ter uma vida mais comum, sem as restrições associadas à coroa. “Com a sua decisão, Sua Majestade a Rainha deseja criar uma estrutura em que os quatro netos possam formar as suas próprias vidas com uma maior extensão, sem serem limitados por considerações e deveres especiais que uma afiliação formal com a Casa Real da Dinamarca como uma instituição envolve”, disse no comunicado.

Margarida II. A rainha que os dinamarqueses escolheram está há 50 anos no trono

O príncipe Frederico, o primeiro filho da Rainha Margarida — que celebra este ano o seu jubileu de ouro, sendo atualmente a monarca viva há mais tempo no trono (50 anos) —, é o herdeiro ao trono dinamarquês. Tem quatro filhos, os quais manterão o título de príncipes. Na linha de sucessão segue-se o primogénito, o príncipe Christian, que quando for adulto será o único neto da Rainha a receber uma anuidade do Estado.