Os parabéns ao FC Porto pelo 129.º aniversário, algumas publicações ligadas aos patrocínios que mantém, a partilha de mais uma iniciativa com crianças ucranianas numa escola em Madrid, a escolha da Fantasay da Liga espanhola (com a particularidade de colocar Marchesín, antigo companheiro no FC Porto, como o titular na baliza). Os últimos dez dias da conta oficial de Iker Casillas no Twitter tinham sido os habituais tendo em conta a vida que o antigo internacional espanhol leva após ter deixado a carreira. Este domingo, quase do nada, bastou uma publicação com seis palavras para tudo mudar num ápice.
https://twitter.com/IkerCasillas/status/1579081769890250753
“Espero que me respeitem: sou gay”, escreveu, acompanhado da hashtag #feliz domingo. Com uma outra nota: ao contrário do que costuma acontecer, Casillas terá publicado a mensagem apenas no Twitter e não no Facebook e no Instagram, rede social que mais utiliza desde que deixou o futebol. Apenas uma hora depois, essa mesma publicação já tinha sido apagada da mesma conta oficial do ex-jogador. “Conta hackeada. Por sorte, está tudo em ordem. Peço desculpa a todos os meus seguidores e também as minhas desculpas a toda a comunidade LGBT”, escreveu Casillas, uma hora depois de o tweet inicial ser apagado.
Cuenta hackeada. Por suerte todo en orden. Disculpas a todos mis followers. Y por supuesto, más disculpas a la comunidad LGTB. ????
— Iker Casillas (@IkerCasillas) October 9, 2022
“As piadas e brincadeiras de Casillas e Puyol sobre assumir homossexualidade no futebol são uma desilusão. É uma luta difícil para qualquer pessoa LGBTQ+. Ver os meus modelos e lendas do futebol gozarem com a minha comunidade é verdadeiramente desrespeitoso”, comentou Josh Cavallo, jogador australiano que assumiu a sua homossexualidade em 2021. Mais tarde, apagou o tweet.
Antes, vários cenários tinham sido levantados: 1) o antigo capitão espanhol quis apenas fazer um anúncio público para que pudesse ver a sua vida privada respeitada; 2) podia tratar-se de um primeiro tweet para algo diferente, segundo a resposta do antigo companheiro de seleção Carles Puyol; 3) a conta tinha sido hackeada; 4) seria o início de alguma campanha sobre o tema. O As, à semelhança de outras publicações, referiu que se tratou de um desabafo em forma de ironia pelos muitos romances e relações que lhe têm sido apontadas nos últimos meses mas Iker Casillas veio dizer que conta tinha sido hackeada.
De recordar que, depois da separação com Sara Carbonero, com quem tem dois filhos, Casillas foi visto com María José Camacho mas acabou por desmentir qualquer relação perante a insistência da imprensa cor de rosa espanhola. Este sábado, a revista Socialité escrevia que o antigo guarda-redes tinha uma relação com a ex-jogadora de futebol Alejandra Onieva, algo que o próprio nunca confirmou ou assumiu. Melyssa Pinto e Rocío Osorno também foram apontadas como romances do ex-internacional espanhol.