A reportagem multimédia “Andriivka. Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa durante 30 dias” venceu esta terça-feira, 11 de outubro, o prémio Gabo de 2022 na categoria de Imagem. João Porfírio, Carlos Diogo Santos, Miguel Feraso Cabral, Catarina Santos e Ana Moreira foram os jornalistas do Observador responsáveis pelo trabalho que foi esta terça-feira distinguido com o mais importante prémio de jornalismo ibero-americano.

Esta reportagem interativa do Observador, publicada a 15 de maio deste ano, conta a história de uma pequena aldeia ucraniana, com apenas 2 mil habitantes, que esteve ocupada por militares russos durante 30 dias. E revela os relatos de mortes, violações, medo e tentativas de fuga.

Reportagem multimédia em Andriivka. Radiografia de uma aldeia sob ocupação russa durante 30 dias

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Observador era o único órgão português nomeado na edição deste ano, que destacou nas outras quatro categorias — Áudio, Fotografia, Texto e Cobertura — trabalhos realizados na Argentina, Estados Unidos, Argentina e Guatemala, respetivamente. A lista de vencedores da 10.ª edição do Festival Gabo pode ser consultada na íntegra no site da organização.

Os trabalhos vencedores foram selecionados entre 1.980 candidaturas, que passaram por duas rondas de avaliação feitas por um júri composto por 62 jornalistas. Este ano, a organização juntou pela primeira vez as categorias de Áudio e Fotografia. Até agora, eram apenas distinguidas as de Texto, Cobertura e Imagem.

De acordo com o júri, “este trabalho é o testemunho íntimo e completo de uma guerra longe no espaço, mas perto nas suas consequências. Os jornalistas conseguiram retratar a destruição humana e estrutural que deixou uma ocupação forçada, sem mostrar a crueldade de um corpo ensanguentado, conseguindo criar empatia através da utilização do testemunho dos cidadãos de uma aldeia — que podia ser qualquer uma — e acompanhando-o com o uso de novas ferramentas audiovisuais que nos colocam de forma direta no espaço e no tempo do acontecimento”.

A Fundação Gabo foi fundada por Gabriel García Márquez para reconhecer o que de melhor se faz no jornalismo em espanhol e em português. Os prémios desta edição vão ser entregues no 10.º Festival Gabo, entre os dias 21 e 23 deste mês.