Numa altura em que a Tesla superou os 10.000 pontos de carga na Europa, a Renault anuncia que também ela vai criar uma rede de postos de carregamento ultra-rápido na Europa. Mas a solo, ao contrário do que fizeram as marcas pertencentes aos grupos Volkswagen, Mercedes, BMW, Ford e Hyundai, que se associaram numa joint venture para criar a rede Ionity, cuja expansão está longe de correr como o originalmente previsto. E talvez até para evitar críticas como as que Herbert Diess, ex-CEO do Grupo Volkswagen, fez às condições oferecidas aos utilizadores nas estações da Ionity, a Renault tem um conceito de estação mais completo, ao prever uma área de serviço ininterruptamente aberta, com espaço para que os clientes possam descansar ou descontrair enquanto aguardam que a bateria dos respectivos veículos atinja a carga pretendida para poderem prosseguir viagem.

A futura rede vai ser constituída através da Mobilize, a empresa do Grupo Renault vocacionada para alargar a oferta de propostas alternativas de mobilidade, e tem a particularidade de tirar partido da ampla rede de concessionários já implantada, seleccionando aqueles que estão mais próximos dos acessos a vias rápidas ou auto-estradas para aí montar estações com seis pontos de carga de até 400 kW de potência.

Para já, a Mobilize aponta a duas centenas de estações na Europa, até meados de 2024, com quase metade a concentrar-se em França, onde estão previstas 90, separadas por uma distância em redor dos 150 km, de forma a cobrir assim os principais eixos rodoviários gauleses. A marca – que vai também colocar o seu emblema no sucessor do Renault Twizy – realça que o impacto na rede eléctrica vai ser mitigado, graças à adopção de um “sistema inteligente de gestão da energia” que vai recorrer a acumuladores de veículos eléctricos usados e reconvertidos em baterias estacionárias, podendo, em complemento, montar também painéis fotovoltaicos.

Sucessor do Twizy ganha portas, janelas e muito mais

De acordo com a Mobilize, esta solução de armazenamento permitirá entregar “600 kW de potência instantânea, mesmo quando vários veículos estiverem a recarregar em simultâneo”. Outra vantagem, segundo a marca, tem a ver com os custos – ponto sensível para a maioria dos utilizadores de veículos eléctricos. Fica prometida “carga ultra-rápida ao melhor preço”, especialmente para os condutores que possuem um cartão de carregamento da Mobilize, o que lhes garante preços inferiores aos demais utilizadores.

Abertas a clientes de qualquer marca, as estações Mobilize Fast Charge vão contar com “uma zona de descanso tranquila e confortável, onde [os condutores] poderão tomar um café ou um comer um snack, utilizar a ligação Wi-Fi, carregar o telemóvel ou computador portátil, ou mesmo jogar um videojogo antes de continuar a viagem”, adianta a companhia, que confiou a escolha da localização e o dimensionamento das futuras estações de carga à Mobilize Power Solutions. De momento, não há qualquer indicação que esclareça se Portugal entra ou não no mapa desta futura rede.

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