A segunda geração do M2 já é oficial. A BMW desvendou todos os detalhes do novo coupé desportivo que se destina a disputar terreno na arena onde já combatem os seus compatriotas Porsche 718 Boxer GTS ou o Audi TT RS Coupé, ambos com 400 cv e o primeiro com apenas tracção traseira, tal como o M2. Sucede que este deita mão ao mesmo motor que equipa os M3 e M4, aliciando os que procuram emoção ao volante com um total de 460 cv às 6250 rpm e um binário constante de 550 Nm entre as 2650 e as 5870 rpm.

O ganho, face à anterior geração, é tão mais evidente quanto mais para trás recuarmos. O motor 3,0 litros de seis cilindros em linha sobrealimentado, chamado S58, debita mais 90 cv que o primeiro M2 (2015), mais 49 cv que o M2 Competition (2018) e mais 10 cv que o M2 CS (2020). A potência é canalizada para o eixo traseiro através de uma transmissão M Steptronic de oito velocidades que, através da função Drivelogic, pode regular em diferentes níveis a rapidez nas passagens de caixa. Opcionalmente, os mais puristas poderão preferir a caixa manual de seis velocidades, sendo certo que os consumos e as prestações variam, em favor da caixa automática proposta de série. Neste caso, o M2 vai de 0-100 km/h em 4,1 segundos e passa pelos 200 km/h em 13,5 segundos, ao passo que com caixa manual exige, respectivamente, 4,3 e 14,3 segundos. Em qualquer dos casos, a velocidade máxima está limitada a 250 km/h. Porém, quem quiser continuar a pisar mais no acelerador pode sempre comprar o pack M Driver, que eleva a velocidade de ponta até aos 285 km/h.

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Fabricado no México, nas instalações da BMW em San Luis Potosí, o novo M2 mede menos 21,4 cm que o M4 Coupé (do qual herda e adapta o chassi) e tem uma distância entre eixos 11 cm mais curta, o que não o impede de ser 11,2 cm mais comprido que o seu antecessor, 3,3 cm mais largo e 0,7 cm mais baixo, crescendo ainda 5,3 cm entre eixos. Com vias mais largas à frente (1,617 m) e atrás (1,605 m), o coupé de duas portas e quatro lugares exibe uma aparência musculada, sobressaindo aqueles elementos diferenciadores característicos de um M, tais como os pára-choques, a entrada de ar inferior em três secções na frente, ou o spoiler e a dupla saída de escape atrás, a que se juntam saias laterais proeminentes e arcos de roda bem pronunciados, entre outros. As jantes de série são de 19 polegadas à frente e 20 atrás.

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No interior, a atmosfera é vincadamente desportiva. Desde logo, porque o M2 recebe bancos desportivos com um design específico. Opcionalmente, é ainda possível montar bancos M (com encosto de cabeça integrado e revestimento em pele perfurada) ou os bancos M Carbon, cuja estrutura em plástico reforçado a fibra de carbono permite poupar quase 11 kg, além de oferecer maior apoio lateral.

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Novidade é também a adopção do BMW Curved Display, com o painel de instrumentos de 12,3 polegadas a combinar-se com um ecrã central de 14,9 polegadas, a partir do qual o condutor pode aceder a widgets específicos M para configurar a seu bel-prazer o M2. Um comando na consola central permite ao condutor aceder directamente à parametrização do motor, chassi, direcção, sistema de travagem e controlo de tracção, sendo que essas configurações podem ser guardadas tipo perfil e acedidas através dos botões M1 e M2 no volante. O botão M Mode ajusta a intervenção dos sistemas de assistência à condução e as informações que o condutor tem diante dos seus olhos, seja no head-up display (opcional) ou na instrumentação, consoante o condutor seleccione o modo Road, Sport ou Track. A suspensão adaptativa e o diferencial activo M são de série, garantindo que o desempenho do desportivo compacto está à altura dos pergaminhos da BMW. Como habitualmente, todo este cocktail pode ser apimentado com uma extensa lista de opcionais, a somar aos 87.500€ que o M2 anuncia como preço de “partida”.