Siga o liveblog sobre a guerra

Um edifício residencial foi atingido por um ataque ucraniano na cidade russa de Belgorod, numa região que faz fronteira com a Ucrânia, acusaram esta quinta-feira as autoridades locais russas.

As forças armadas ucranianas bombardearam Belgorod. Defesa antiaérea ativada. Há destruição num prédio residencial”, disse na rede social Telegram Vyacheslav Gladkov, governador desta região, onde os tiroteios se têm multiplicado nas últimas semanas.

“Estamos a tentar esclarecer se há [potenciais] vítimas”, acrescentou Gladkov, que publicou fotografias de detritos espalhados por uma rua e de um carro danificado.

Segundo o governador da região de Belgorod, um míssil caiu também no complexo desportivo de uma escola de ensino médio da cidade, mas não explodiu.

Imagens publicadas nas redes sociais mostraram o último andar de um prédio residencial destruído, enquanto um outro vídeo mostra o impacto do míssil, numa nuvem de fumo preta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Gladkov também acusou Kiev de ter disparado contra a localidade russa de Krasnoye, igualmente situada junto à fronteira com a Ucrânia.

“Há destruição no terreno da escola”, acrescentou, divulgando também uma fotografia de uma cratera rodeada por estilhaços de um obus de morteiro.

Embora a região de Belgorod tenha sido regularmente alvo de fogo da Ucrânia, especialmente desde a primavera, a capital regional foi, até agora, raramente alvo de ataques desde o início do conflito.

Na terça-feira, Gladkov indicou que cerca de 2.000 moradores ficaram sem eletricidade após um ataque ucraniano a uma fábrica de energia elétrica na cidade de Chebekino, também na região de Belgorod. No dia anterior, uma mulher de 74 anos foi morta e outras pessoas ficaram feridas noutro ataque à localidade.

A Rússia reportou na semana passada um “aumento considerável” dos ataques ucranianos a regiões russas junto à fronteira com a Ucrânia. Segundo Moscovo, os ataques atingiram edifícios residenciais e administrativos, complexos de produção de energia elétrica e postos de fronteira.