A fatura da água vai subir 1,36 euros por mês para a maioria das famílias do concelho de Peniche, segundo os novos tarifários para 2023 aprovados esta sexta-feira por este município do distrito de Leiria.
A proposta dos novos tarifários da água e saneamento foi aprovada pelos eleitos independentes e pelo PS, com as abstenções do PSD e da CDU, na reunião do executivo municipal, que decorreu à porta fechada, disse fonte oficial autárquica à agência Lusa.
Uma família que gaste por mês 10 metros cúbicos de água, o consumo médio dos consumidores domésticos, passa de uma fatura mensal de 34,15 euros, em 2022, para 35,52, em 2023.
Os cálculos foram efetuados a partir dos escalões que constam da proposta dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, a que a Lusa teve acesso.
O município mantém as tarifas para famílias numerosas e a social com tarifários inferiores aos da maioria da população.
A proposta de novos tarifários vai ficar sujeita à aprovação da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos.
O Grupo Cidadãos Eleitores por Peniche, liderado por Henrique Bertino, ganhou as eleições autárquicas de 2021, sem conseguir maioria na Câmara e na Assembleia Municipal, tendo feito um acordo pós-eleitoral com o PS para conseguir uma governação estável.