434kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

erse

Economia

ERSE propõe descida de 2,6% na tarifa da luz 

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propõe uma revisão extraordinária das tarifas da eletricidade em julho, que se irá traduzir numa redução de 2,6% face aos valores em vigor.
Energia

ERSE propõe controlo dos preços do gás

Considerando que os mercados da eletricidade e do gás natural são "fortemente" impactados pelos "preços historicamente elevados", a ERSE propõe medidas extraordinárias para controlar a subida.
Eletricidade

Luz desce 3,4% em janeiro face a valor em vigor

As tarifas reguladas de eletricidade vão descer 3,4% em janeiro face ao valor que está em vigor. Face à média de 2021 os valores anunciados representam uma subida de 0,2%.
Ministério do Ambiente

Governo: não há razão para mudar aumento na luz

A ERSE anuncia esta quarta-feira os preços da eletricidade para os consumidores do mercado regulado no próximo ano, estando em cima da mesa um aumento de 0,2% face à média deste ano.
Combustível

ERSE desencadeia já processos para avaliar margens

Lei que permite travar margens nos combustíveis foi publicada e regulador vai desencadear "de imediato" processos para avaliar se avançará com proposta ao Governo para fixar limites.
Energia

ERSE aprova medidas para atenuar impacto de preços

Medidas passam pela saída controlada e minimamente programada de comercializadores de mercado", evitando assim a quebra operacional decorrente de insolvências.
Eletricidade

Governo descarta mais medidas para atenuar preços

Em relação à redução da tarifa de acesso às redes, a ERSE superou a nossa expectativa conseguindo ainda reduzir o défice tarifário", indicou o ministro do Ambiente.
Eletricidade

Tarifas da eletricidade baixam em janeiro

A fatura da eletricidade para as famílias vai baixar 3,4% em janeiro face ao que pagam agora. Significativa é a redução das tarifas de acesso à rede que permite baixar custos em especial nas empresas.
Combustível

Consumo de combustíveis aumentou 17% em agosto

O aumento no consumo de combustíveis em agosto é justificado, pela ERSE, com as medidas de desconfinamento, assim como o efeito sazonal das férias de verão.
Catarina Martins

BE acusa Governo de proteger elétricas

Para Catarina Martins, a única razão para o Governo português "não fazer nada" em relação a este tema é o facto de "estar mais interessado em proteger os lucros absurdos, astronómicos das elétricas".
Noticiário

19h. Novo aumento da luz em outubro

Nesta edição, uma nova subida na eletricidade. Novos preços entram em vigor a 1 de outubro. Ainda neste jornal, a satisfação do Presidente da República com os números da pandemia em Portugal.
erse

Pedro Verdelho indicado para presidente da ERSE

Ministério do Ambiente designou Pedro Verdelho para presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos após a morte de Cristina Portugal. Nomeação depende ainda de pareceres da AR e Cresap.
Óbito

Morreu Maria Cristina Portugal, presidente da ERSE

Maria Cristina Portugal era presidente da ERSE desde maio de 2017. Ministro do Ambiente destaca contributo "decisivo" no desenvolvimento do setor energético. Conselho fica reduzido a dois elementos.
Eletricidade

Publicadas regras para a luz a partir de 2022 

A ERSE destaca ter alterado, através desta revisão do regulamento, as metodologias de regulação e de cálculo dos proveitos permitidos, visando "uma gestão eficiente das atividades reguladas".
Combustível

Margens nos combustíveis. ERSE aguarda regras

Governo apresentou proposta para fixar margens nos combustíveis e remeteu a iniciativa para o regulador da energia. ERSE diz que falta definir regras, preços de referência e clarificar competências.
Energia

ERSE aprova novo regulamento tarifário para 2022

Foi aprovado o novo regulamento tarifário do setor elétrico pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o que alarga os períodos regulatórios de três para quatro anos.
Energia

Luz. Resposta de reclamações nos comercializadores

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) afirma que os comercializadores transferem para o operador da rede de distribuição a prestação de informação ao cliente sobre os dados de consumo.
Eletricidade

Já se nota a subida de preços nas ofertas da luz

Número de ofertas comerciais com preços abaixo da tarifa regulada da eletricidade em julho é inferior ao de janeiro. Algumas elétricas subiram preços após aumento de 3% definido pelo regulador.
Combustível

Gasolina portuguesa é a 5ª mais cara da UE

Portugal continua a ter uma das gasolinas mais caras da União Europeia, a quinta antes e depois de impostos no segundo trimestre. O gasóleo era o sexto mais alto, mas muito por causa dos impostos.
erse

SU Eletricidade condenada a pagar 72 mil euros 

A empresa comercializadora de eletricidade no mercado regulado reconheceu a sua responsabilidade por negligência aceitou compensar os consumidores lesados e pagar a coima.
erse

ERSE aplica multas de 1,6 milhões de euros  

"A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos decidiu, até ao final do 1.º semestre de 2021, 20 processos contraordenacionais e aplicou coimas no valor de 1.630.300 euros", informou a entidade.
Empresas

Empresas de energia têm "informação adequada"

"A quase totalidade dos agentes têm página de Internet e uma maioria de agentes disponibiliza informação adequada sobre ofertas disponíveis aos clientes", considera a ERSE.
Coronavírus

Proibição de corte de energia termina quarta-feira

Termina na quarta-feira a proibição de corte de fornecimento de energia, mas "mantém-se a obrigação das empresas enviarem um pré-aviso de corte com, pelo menos 20 dias, de antecedência", explica ERSE.
Gás Natural

Gás natural vai aumentar 0,3% em outubro

O preço do gás natural aos consumidores em mercado regulado vai subir 0,3% a partir de 1 de outubro deste ano, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Combustível

Petrolíferas ganham muito mais no transporte

Análise da ERSE ao mercado de combustíveis diz que as taxas de remuneração de infraestruturas, como o Parque de Aveiras, são muito mais elevadas do que as praticadas na eletricidade e no gás.
EDP

ERSE quer cortar 119 milhões ao plano da EDP 

Plano de investimentos proposto pela EDP Distribuição de mais de mil milhões de euros faria subir preços num contexto de queda de consumo. Regulador recomenda corte de 119 milhões.
Energia

As dívidas gerem-se? Ou vão-se gerando?

Num momento em que o consumo de energia eléctrica diminui, o aumento de produção de fontes renováveis aumenta e o preço no mercado grossista diminui, este aumento de preços parece difícil de explicar.
Eletricidade

Governo adia custos para travar subida da luz

Governo estica por 5 anos o pagamento de sobrecusto com renováveis. É uma medida para travar a subida da eletricidade, mas que penaliza o défice. A culpa é do Covid que fez baixar consumo de energia.
erse

Publicado modelo de adesão à rede para elétricos

O modelo garante aos utilizadores de veículos elétricos acesso a qualquer ponto de carregamento público independentemente do comercializador de eletricidade.
Coronavírus

ERSE admite alargamento da tarifa da energia

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos admitiu o alargamento da tarifa social da eletricidade e do gás natural a situações de layoff
Coronavírus

ERSE não prevê inspeções de gás ou eletricidade

A ERSE adianta que não vai fazer inspeções, "salvo em situações urgentes ou solicitadas pelo consumidor", e alerta para a realização de falsas inspeções, mediante o pagamento de cerca de 60 euros.
Eletricidade

Tarifa da luz desce 0,4% no mercado regulado

O regulador da energia, a ERSE, já tinha apresentado esta proposta de descida de tarifas no mercado regulado em Outubro. Agora confirmou que será essa mesma a descida a partir de janeiro.
Gás Natural

Poupança até 26 euros no gás natural liberalizado

A ERSE calcula uma poupança até 26 euros por ano no mercado liberalizado de gás natural, quando comparado com o do mercado regulado.
erse

Poupança até 161 euros/ano na eletricidade

"Existem poupanças significativas no mercado liberalizado", concluiu a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, que estima poupanças anuais no contrato de eletricidade até 161 euros por ano.
erse

Mail ou telefone. Elétricas têm de atender cliente

O regulador energético recomendou aos consumidores o contacto com a empresa por diversos meios. Elétricas "têm de garantir o atendimento telefónico e por escrito aos consumidores".
Gás Natural

411 mil contadores de gás para trocar em 5 anos

O limite legal para os contadores é de 20 anos. A sua substituição nos próximos cinco anos vai implicar um investimento de mais de 17 milhões de euros.
EDP

Leslie. Reparar rede elétrica custa até 10 milhões

EDP Distribuição estima que reparar danos causados por tempestade custa entre oito a dez milhões de euros. Clientes não pagam custo, mas também não serão compensados por falhas no serviço.
erse

O peso da leveza

Não há nada que pese tanto na sobrevivência e integridade de uma organização, seja uma empresa, agência ou ministério, que a leveza dos seus dirigentes.
Parlamento

PS. Deputado renuncia a cargo na ERSE

O vice-presidente da bancada socialista Carlos Pereira decidiu renunciar à nomeação pelo Governo para o cargo de vogal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
erse

PSD e CDS esperam que Costa cumpra e recue na ERSE

Emídio Guerreiro, do PSD, e Mota Soares, do CDS, pedem ao primeiro-ministro que cumpra a palavra dada no Parlamento, quando disse que Governo não seria "autista" a parecer sobre nomeação para a ERSE.
erse

PS vota "certamente vencido" parecer desfavorável

Parlamento aprovou parecer desfavorável à nomeação do deputado socialista Carlos Pereira para regulador da energia. Só PS votou contra, considerando que falta de consenso não é fundamento para chumbo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.