Em atualização

Pelo menos 40 pessoas morreram e 28 ficaram feridos, na sexta-feira, numa explosão numa mina de carvão no noroeste da Turquia, segundo o último balanço feito pelo ministro da Saúde turco numa publicação na rede social Twitter.

Segundo os jornais internacionais, as equipas de salvamento procurame ste sábado pelo último mineiro desaparecido numa mina de carvão no norte da Turquia, onde uma explosão de metano no dia anterior matou pelo menos 40 pessoas naquele que é já tido com um dos piores acidentes industriais do país nos últimos anos.

A explosão atingiu a mina perto da pequena cidade de mineração de carvão de Amasra, na costa do Mar Negro da Turquia, ao final dos dia de sexta-feira.

Atualizando o número de mortos, o que tem sido feito desde o acidente, o ministro do Interior, Suleyman Soylu, disse que eram, já 40, enquanto 58 outros trabalhadores foram resgatados, sozinhos ou graças aos socorristas. O balanço conta também 28 feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos realmente perante um quadro triste”, disse Soylu, que se deslocou ao local com o ministro da Energia turco, disse Fatih Donmez.

Uma avaliação preliminar apontou que a explosão possa ter sido causada por acumulação de grisu, gás associado ao carvão, avançou Donmez.

Na sexta-feira, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou ter cancelado uma visita planeada à Diyarbakir, no sudeste, para viajar até Amasra.

“A nossa esperança é que a perda de vidas não aumente ainda mais, que os nossos mineiros sejam salvos. Todos os nossos esforços estão voltados para esse objetivo”, frisou Erdogan.

Em 2014, 301 pessoas morreram num incêndio que deflagrou no interior de uma mina de carvão em Soma, no oeste do país.