Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

A Rússia anunciou esta sexta-feira que as reparações na ponte da Crimeia, parcialmente destruída durante uma explosão no sábado que Moscovo atribui a Kiev, devem estar terminadas a 1 de julho de 2023.

O governo “determina o prazo para o término dos contratos estatais para a execução das obras em 1 de julho de 2023”, segundo uma ordem assinada pelo primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin.

A ponte da Crimeia, símbolo da anexação da península ucraniana de mesmo nome e crucial para o abastecimento de tropas russas deslocadas na Ucrânia, foi parcialmente destruída por um ataque com um camião armadilhado, segundo Moscovo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os serviços de segurança russos (FSB) alegaram que este “ataque terrorista” foi organizado pelo serviço de informação militar ucraniana, assegurando que um agente de Kiev coordenou o trânsito de explosivos por vários países e esteve em contacto com vários intermediários.

Em resposta, a Rússia realizou bombardeamentos maciços em toda a Ucrânia na segunda-feira e terça-feira, incluindo a infraestrutura de energia civil que causou cortes generalizados de energia e água.

Na quarta-feira, o FSB disse que deteve oito pessoas — cinco russos e “três cidadãos ucranianos e arménios” — suspeitos de envolvimento no ataque.

No entanto, o tráfego rodoviário e ferroviário já foi parcialmente retomado na ponte.