Crimeia
Conselho de Segurança

Países da UE pedem retirada russa da Crimeia

A Alemanha, França, Reino Unido, Polónia e Bélgica, e ainda a Estónia condenaram esta terça-feira a "anexação ilegal" da península da Crimeia pela Rússia.
Arqueologia

Encontrado fóssil de ave maior que avestruz

380
Ave pesaria cerca de 450 quilos e seria quase tão grande como um urso polar adulto. Até agora, pensava-se que aves tão grandes só tinham existido nas ilhas de Madagáscar e da Nova Zelândia.
Rússia

Kiev quer que Rússia pague por apoio a milícias

A Ucrânia pediu ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) que aceite a jurisdição de uma denuncia apresentada contra a Rússia. Rússia é acusada de apoiar milícias separatistas a nível material.
Crimeia

Putin inaugura centrais termoelétricas na Crimeia

Com a inauguração das duas centrais termoelétricas, a Crimeia passa de produzir pouco mais de 1.100 megawatts para uma produção de 2.070 megawatts. Putin admitiu que a atual produção era insuficiente.
Crimeia

UE e NATO condenam militares russos na Crimeia

A União Europeia e a NATO condenaram esta segunda-feira a crescente presença militar russa na Crimeia e em Sebastopol, sublinhando que este facto tem um "impacto negativo" na região do Mar Negro.
Crimeia

Presidente da Ucrânia decreta fim da lei marcial

A lei marcial tinha sido aplicada em novembro em 10 regiões costeiras, limítrofes da Rússia e da Moldávia, e no mar de Azov, zonas consideradas como as mais ameaçadas por uma possível agressão russa.
Crimeia

NATO: situação na Crimeia é "muito grave"

O secretário-geral da NATO disse que a organização "não imita a Rússia" no que respeita a ações como o reforço do sistema de mísseis na Crimeia, mas alertou que a situação é "muito grave".
Crimeia

Kremlin acusa Ucrânia de querer aumentar tensão

O governo russo acusou a Ucrânia de querer aumentar a tensão no conflito entre os dois países, ao pedir uma maior intervenção de forças militares da Nato, em particular da Alemanha, no Mar de Azov.
Crimeia

Rússia vai enviar mais mísseis para a Crimeia

Rússia acrescentará um sistema de mísseis antiaéreos S-400 aos três já instalados na península, após o incidente no fim de semana com navios ucranianos no Mar Negro, anunciou fonte governamental.
Conflito na Ucrânia

Há crianças a cavar trincheiras na Ucrânia

1414
No sul da Ucrânia, crianças foram mobilizadas para escavarem trincheiras. Com receio de um ataque russo e de que a região se torne vulnerável, ajudam os adultos na preparação para a guerra.
Rússia

Putin expressa "séria preocupação" com lei marcial

O Presidente russo expressou à chanceler alemã a "séria preocupação" de Moscovo após a introdução da lei marcial na Ucrânia, um dia depois de o parlamento ucraniano a ter aprovado.
Crimeia

NATO manifesta "total apoio" à Ucrânia 

160
O secretário-geral da NATO afirmou, depois de a organização ter convocado uma reunião de emergência por a Rússia ter apreendido navios ucranianos na Crimeia, que os aliados apoiam a Ucrânia.
Ucrânia

Ucrânia declara lei marcial em resposta à Rússia

A lei marcial estará em vigor até 29 de janeiro de 2019, embora possa ser levantada a qualquer momento, depois de ser aprovada no parlamento ucraniano a pedido do presidente Poroshenko.
Crimeia

Comunidade internacional ataca Rússia 

172
Antes de uma reunião de emergência que pode ser decisiva, do conselho de segurança da ONU, ouviram-se críticas. Há pedidos de mais sanções e alertas para possível "conflito militar em grande escala".
Crimeia

Rússia reabre Estreito de Kerch na Crimeia

A Rússia reabriu o Estreito de Kerch. Moscovo ordenou o encerramento do estreito depois de acusar a Armada ucraniana de violar águas territoriais e de provocação. Mas mantém apresados navios de Kiev.
Nações Unidas

Rússia/Ucrânia: ONU reúne hoje de emergência

Foi convocada uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir tensão entre Rússia e Ucrânia. Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia no domingo.
Crimeia

Rússia ataca três navios ucranianos na Crimeia

1921
Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia. Pelo menos dois membros da tripulação terão ficado feridos. Conselho de segurança da Ucrânia vai reunir-se. Poderá ser instaurada lei marcial.
Crimeia

Autoridades da Crimeia procuram cúmplice de ataque

Anteriormente, as autoridades tinham avançado com a tese de que o estudante tinha atuado sozinho naquele que é considerado o pior ataque de um estudante na Rússia, que provocou 17 mortos.
Crimeia

Crimeia. A devastação que o atirador deixou

135
Vladislav prometeu vingar-se dos professores. Nesta quarta-feira, na Crimeia, entrou na escola a disparar, detonou uma bomba e matou pelo menos 17 pessoas. No edifício, deixou um cenário de destruição
Crimeia

Crimeia. Estudante mata 17 pessoas e suicida-se

O tiroteio ocorreu no Instituto Politécnico da cidade de Kerch, no leste da Crimeia. Autoridades suspeitaram inicialmente de fuga de gás, mas encontraram um "engenho não identificado".
União Europeia

UE prolonga sanções à Rússia por mais um ano

A anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol valeu à Rússia uma série de sanções por parte da União Europeia, que esta segunda-feira foram prolongadas por mais um ano.
Rússia

Putin inaugura ponte que liga Rússia à Crimeia

O Presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou esta terça-feira a ponte que liga a Rússia à península da Crimeia com as autoridades de Kiev a acusarem-no de "desrespeito" ao direito internacional.
Sanções

Trump. Sanções a genro de Putin e magnatas russos

A administração de Trump impôs novas sanções a magnatas russos e a membros do governo, incluindo o genro de Putin. Em questão estão os conflitos na Crimeia e o apoio dado a Assaad.
Rússia

Rússia avisa EUA que vão encontrar caças russos  

A Rússia avisou os Estados Unidos que ao enviarem os seus pilotos em missões para a área do mar negro vão estes vão ser recebidos por caças russos e não pelos seus parceiros ucranianos.
Mundo

Rússia vai banir uso de redes sociais aos soldados

Os membros das forças militares russas que estão a contrato poderão vir a ser proibidos de fazer publicações nas redes sociais enquanto estiverem em serviço para evitar partilhas de informação.
Siemens

Siemens põe termo a "algumas atividades" na Rússia

A Siemens anunciou esta sexta-feira que vai pôr termo a "algumas atividades" com a Rússia. Em causa está a descoberta do "desvio" de turbinas para a Crimeia sem aviso prévio a Moscovo.
Emmanuel Macron

França não aceita anexação da Crimeia pela Rússia

O presidente francês, Emmanuel Macron, assegurou que "França não reconhecerá a anexação da Crimeia" pela Rússia, numa conferência de imprensa após um encontro com o ucraniano, Petro Poroshenko.
Crimeia

Presidente ucraniano retira cidadania a deputado

Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, retirou a cidadania a Andréi Artemenko, depois de o deputado ter proposto arrendar à Rússia a anexada península da Crimeia.
Crimeia

EUA exigem à Rússia fim da anexação da Crimeia

Os EUA voltaram a condenar a Rússia pela anexação da Crimeia e prometeram manter as sanções até Moscovo devolver a península à Ucrânia.
Rússia-Ucrânia

Ucrânia acusa Rússia de "apoiar terrorismo"

A Ucrânia acusou a Rússia de "apoiar o terrorismo" perante o Tribunal Internacional de Justiça, a quem pediu medidas para que Moscovo deixe de financiar as milícias que atuam no leste do país.
Crimeia

PR da Ucrânia defende regresso da Crimeia

Petro Poroshenko afirmou que a bandeira da Ucrânia tem de voltar a ser hasteada na península da Crimeia. Esta quarta-feira celebra-se os 25 anos da independência da Ucrânia.
Rússia

Rússia instalou na Crimeia sistemas de defesa

A Rússia anunciou ter colocado avançados sistemas de defesa antiaérea e antimíssil S-400 na Crimeia, península ucraniana anexada por Moscovo em 2014 onde a tensão tem subido nos últimos dias.
Conflito na Ucrânia

Onde fica a Crimeia? Ups, a Coca-Cola fez asneira

Numa mensagem de bom ano, a Coca-Cola publicou um mapa da Rússia sem a Crimeia: os russos não perdoaram. Depois incluiu a Crimeia no mapa e os ucranianos revoltaram-se. Ups!
Ucrânia

Ucrânia suspende circulação para a Crimeia 

O Governo ucraniano suspendeu provisoriamente o transporte de mercadorias entre a Ucrânia e a península da Crimeia, anunciou o Executivo, no seguimento da barreira formada desde setembro na fronteira por nacionalistas ucranianos.
Conflito na Ucrânia

Estado de emergência na Crimeia sem eletricidade

A Crimeia ficou sem eletricidade depois de várias linhas de alta tensão terem sido destruídas na Ucrânia, que recusou a ajuda da Rússia para reparar as torres de energia.
Crimeia

Crimeia: estado de emergência por falha elétrica

A população está sem eletricidade desde a noite de sábado devido à rutura total da energia vinda da Ucrânia, o que levou as autoridades a declararem o estado de emergência.
Rússia

Ares da Crimeia “santificam” Putin e Berlusconi

Pelos vistos, o actual Vladimir tenciona, além de tentar mostrar que a Crimeia é o berço da Rússia e que a sua anexação em 2014 foi legítima, transformar o seu país numa “Terceira Roma”.
Ucrânia

Putin diz que persiste ameaça externa à Crimeia

Na sua terceira visita à Crimeia depois de esta passar a ser russa, Vladimir Putin falou da "ameaça de forças exteriores que podem, de uma forma ou de outra, desestabilizar a situação na península".
Crimeia

Rússia. Crimeia é uma "parte inalienável"

Para o Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, a Crimeia é uma "parte inalienável", uma realidade que "não pode ser alterada com métodos de chantagem política e económica".
Mundo

O encontro de um caça russo com um navio dos EUA

125
O sobrevoo do Su-24 ao USS Ross deu-se no Mar Negro, ao largo da Crimeia. A Defesa dos EUA alerta para o risco de conflitos armados por parte dos separatistas pro-russos que anexaram a região.
Crimeia

Putin não está arrependido da anexação da Crimeia

O Presidente russo Vladimir Putin diz não estar arrependido da anexação da Crimeia, em 2014, que anulou "uma injustiça histórica".
Rússia

Um ano depois: “A Crimeia é nossa!”?

179
Com a violação do Direito Internacional, Putin abriu uma caixa de Pandora muito perigosa para Europa e para o seu país. Se foi fácil conquistar a Crimeia, o que veio a seguir revelou-se mais difícil.
Conflito na Ucrânia

Putin revela detalhes da anexação da Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, revelou hoje, numa entrevista divulgada pela televisão pública, que lançou uma operação de anexação da Crimeia logo após a deposição do presidente ucraniano.
Conflito na Ucrânia

Putin queria invasão antes de Yanukovych cair?

174
O editor do jornal Novaya Gazeta disse que a estratégia prévia incluía planos para partir a Ucrânia em setores autónomos e mais tarde seguir com um plano de anexação a longo-prazo do sudeste do país.
Conflito na Ucrânia

UE castiga Frank Sinatra russo por apoiar rebeldes

Para além de artista do povo da URSS e cônsul-honorário da auto-proclamada republica de Donetsk, Iosif Kobzon pertence agora à lista de pessoas sancionadas pela UE devido ao conflito ucraniano.
Conflito na Ucrânia

Guerra na Ucrânia alastra-se a novas regiões

110
O objectivo destes actos terroristas é alargar a zona do conflito a novas regiões da Ucrânia, permitindo assim aos separatistas tentar conquistar um corredor terrestre que ligue a Crimeia à Rússia.
Rússia

2014, o ano em que Putin foi longe demais

260
A Rússia necessita de crescimento intensivo e, para isso, necessita de pôr a casa em ordem e só depois ter anseios geopolíticos globais. Mas, pelos vistos, os dirigentes russos têm outra opinião.
Crimeia

UE aprova novo pacote de sanções contra a Crimeia

O Conselho da UE decidiu aplicar novas sanções à região da Crimeia. Entre as medidas adotadas está a cessação imediata do investimento em setores-chave da região como a Energia e os Transportes.
Futebol

Crimeia proibida de entrar em competições russas

A UEFA proibiu os clubes da Crimeia de participarem em competições de futebol organizadas pela Rússia a partir de 1 de janeiro do próximo ano.
Rússia

Putin: a repetição de promessas

Vladimir Putin tem um discurso ideológico cada vez mais conservador e nacionalista. O Presidente começa a operar com termos que ainda recentemente eram prerrogativa da extrema-direita russa
Rússia

Putin disse que não disse o que disse

271
Numa entrevista a um canal de televisão alemão, o Presidente russo reconheceu ter utilizado tropas na operação de anexação da Crimeia.
FIFA

FIFA admite erro ao ter "anexado" Crimeia à Rússia

A FIFA pediu desculpa publicamente por ter divulgado um mapa que incluía a região da Crimeia no território russo, durante a apresentação do logotipo oficial do Mundial de futebol de 2018.
Crimeia

Buraco na estrada com oito metros engole carro

Desta vez, foi na Crimeia. Buraco com seis metros de profundidade e oito de diâmetro engoliu um carro. Aparecimento súbito de buracos e crateras está a intrigar a comunidade científica.
Conflito na Ucrânia

Russos ajudam rebeldes a tomar cidades na Ucrânia

Militares e civis russos combatem lado a lado com os separatistas pró-russos. Os rebeldes ocuparam uma das cidades do sul da Ucrânia e avançam em direção à Crimeia para ganhar poder sobre o mar Azov.
Petro Poroshenko

"Crimeia foi e continuará a ser ucraniana"

O novo presidente da Ucrânia tomou posse este sábado garantindo que "a Crimeia foi e continuará a ser ucraniana". Poroshenko quer unidade no país e um acordo com a UE antes de 27 de junho.
Conflito na Ucrânia

Mais de 8.000 ucranianos já deixaram a Crimeia

Cerca de 2,1 milhões pessoas vivem na zona anexada pela Rússia. Governo de Kiev diz não poder pagar pensões, porque as contas estão congeladas.
A página está a demorar muito tempo.