438kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crimeia

Noticiário

9h. Germano de Sousa. Regresso à normalidade 

Depois do ciberataque da semana passada, a retoma da atividade está a acontecer de forma faseada, para evitar riscos acrescidos. Ainda neste jornal, Rússia retira mais tropas da Crimeia.
Noticiário

8h. Rússia dá por terminados exercícios na Crimeia

Ministro russo da defesa confirma que tropas que estavam na região da Crimeia estão de regresso à base permanente. Por cá, sismo de 5.0 surpreendeu esta madrugada os habitantes da ilha da Madeira.
Ucrânia

Separatistas pró-Rússia matam soldado ucraniano

Na região leste da Ucrânia, onde as tropas russas estão concentradas, existe um forte movimento separatista pró-Rússia que quer tornar aquela área ucraniana em território russo.
Migrações

Lukashenko promete resolver crise migratória

O líder de Minsk revelou ter prometido à chanceler alemã em funções, Angela Merkel, durante um recente contacto telefónico, a resolução da crise na fronteira com a Polónia.
Vladimir Putin

Putin proclama Crimeia para sempre parte da Rússia

A Rússia anexou a Crimeia em 2014, retirando-a à Ucrânia, uma jogada que o Ocidente considerou ilegítima, após a deposição do Presidente ucraniano pró-russo.
Rússia

Rússia condena devolução de tesouros à Ucrânia

Após um tribunal holandês ter deliberado que uma coleção de tesouros da Crimeia deve ser enviada para a Ucrânia, a Rússia avalia próximos passos. Ministro da cultura russo diz ser "decisão política".
Crimeia

Ucrânia anuncia desocupação da Crimeia

O Presidente da Ucrânia anunciou na abertura de uma cimeira internacional, "contagem decrescente" para a desocupação da Crimeira.
Crimeia

G-7 não reconhecerá a ocupação russa da Crimeia 

Países do G-7 denunciam "inequivocamente a ocupação temporária" da Crimeia e reiteram que não irão legitimar a "anexação ilegal". Comunicado surge após Biden ter apelidado Putin de "assassino".
Ucrânia

Presidente da Ucrânia pede desocupação da Crimeia

O Presidente da Ucrânia considera "inaceitável quando a soberania de um país independente é violada por um dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU", referindo-se à Rússia.
Rússia

Putin vai repetir o cenário da Crimeia?

No caso da Bielorrússia, Vladimir Putin não pode deixar de actuar, caso o ditador Lukachenko seja derrotado nas urnas e a influência da Rússia seja posta em causa.
Crimeia

Ucrânia e Rússia saúdam cessar-fogo na Crimeia 

Moscovo e Kiev concordaram no início deste mês em apaziguar o clima de escalada de conflito na região de Donbass, leste da Ucrânia, tendo chegado ao acordo de cessar-fogo na quarta-feira.
Guerra na Ucrânia

Troca de prisioneiros entre Ucrânia e pró-russos

A Ucrânia e os separatistas pró-russos realizam no domingo a primeira troca de prisioneiros de guerra desde 2017, em consonância com o que foi acordado em dezembro na cimeira de Paris.
Conselho de Segurança

Países da UE pedem retirada russa da Crimeia

A Alemanha, França, Reino Unido, Polónia e Bélgica, e ainda a Estónia condenaram esta terça-feira a "anexação ilegal" da península da Crimeia pela Rússia.
Arqueologia

Encontrado fóssil de ave maior que avestruz

Ave pesaria cerca de 450 quilos e seria quase tão grande como um urso polar adulto. Até agora, pensava-se que aves tão grandes só tinham existido nas ilhas de Madagáscar e da Nova Zelândia.
Rússia

Kiev quer que Rússia pague por apoio a milícias

A Ucrânia pediu ao Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) que aceite a jurisdição de uma denuncia apresentada contra a Rússia. Rússia é acusada de apoiar milícias separatistas a nível material.
Crimeia

Putin inaugura centrais termoelétricas na Crimeia

Com a inauguração das duas centrais termoelétricas, a Crimeia passa de produzir pouco mais de 1.100 megawatts para uma produção de 2.070 megawatts. Putin admitiu que a atual produção era insuficiente.
Crimeia

UE e NATO condenam militares russos na Crimeia

A União Europeia e a NATO condenaram esta segunda-feira a crescente presença militar russa na Crimeia e em Sebastopol, sublinhando que este facto tem um "impacto negativo" na região do Mar Negro.
Crimeia

Presidente da Ucrânia decreta fim da lei marcial

A lei marcial tinha sido aplicada em novembro em 10 regiões costeiras, limítrofes da Rússia e da Moldávia, e no mar de Azov, zonas consideradas como as mais ameaçadas por uma possível agressão russa.
Crimeia

NATO: situação na Crimeia é "muito grave"

O secretário-geral da NATO disse que a organização "não imita a Rússia" no que respeita a ações como o reforço do sistema de mísseis na Crimeia, mas alertou que a situação é "muito grave".
Crimeia

Kremlin acusa Ucrânia de querer aumentar tensão

O governo russo acusou a Ucrânia de querer aumentar a tensão no conflito entre os dois países, ao pedir uma maior intervenção de forças militares da Nato, em particular da Alemanha, no Mar de Azov.
Crimeia

Rússia vai enviar mais mísseis para a Crimeia

Rússia acrescentará um sistema de mísseis antiaéreos S-400 aos três já instalados na península, após o incidente no fim de semana com navios ucranianos no Mar Negro, anunciou fonte governamental.
Atualidade

Há crianças a cavar trincheiras na Ucrânia

No sul da Ucrânia, crianças foram mobilizadas para escavarem trincheiras. Com receio de um ataque russo e de que a região se torne vulnerável, ajudam os adultos na preparação para a guerra.
Rússia

Putin expressa "séria preocupação" com lei marcial

O Presidente russo expressou à chanceler alemã a "séria preocupação" de Moscovo após a introdução da lei marcial na Ucrânia, um dia depois de o parlamento ucraniano a ter aprovado.
Crimeia

NATO manifesta "total apoio" à Ucrânia 

O secretário-geral da NATO afirmou, depois de a organização ter convocado uma reunião de emergência por a Rússia ter apreendido navios ucranianos na Crimeia, que os aliados apoiam a Ucrânia.
Ucrânia

Ucrânia declara lei marcial em resposta à Rússia

A lei marcial estará em vigor até 29 de janeiro de 2019, embora possa ser levantada a qualquer momento, depois de ser aprovada no parlamento ucraniano a pedido do presidente Poroshenko.
Crimeia

Comunidade internacional ataca Rússia 

Antes de uma reunião de emergência que pode ser decisiva, do conselho de segurança da ONU, ouviram-se críticas. Há pedidos de mais sanções e alertas para possível "conflito militar em grande escala".
Crimeia

Rússia reabre Estreito de Kerch na Crimeia

A Rússia reabriu o Estreito de Kerch. Moscovo ordenou o encerramento do estreito depois de acusar a Armada ucraniana de violar águas territoriais e de provocação. Mas mantém apresados navios de Kiev.
Nações Unidas

Rússia/Ucrânia: ONU reúne hoje de emergência

Foi convocada uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir tensão entre Rússia e Ucrânia. Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia no domingo.
Crimeia

Rússia ataca três navios ucranianos na Crimeia

Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia. Pelo menos dois membros da tripulação terão ficado feridos. Conselho de segurança da Ucrânia vai reunir-se. Poderá ser instaurada lei marcial.
Crimeia

Autoridades da Crimeia procuram cúmplice de ataque

Anteriormente, as autoridades tinham avançado com a tese de que o estudante tinha atuado sozinho naquele que é considerado o pior ataque de um estudante na Rússia, que provocou 17 mortos.
Atualidade

Crimeia. A devastação que o atirador deixou

Vladislav prometeu vingar-se dos professores. Nesta quarta-feira, na Crimeia, entrou na escola a disparar, detonou uma bomba e matou pelo menos 17 pessoas. No edifício, deixou um cenário de destruição
Crimeia

Crimeia. Estudante mata 17 pessoas e suicida-se

O tiroteio ocorreu no Instituto Politécnico da cidade de Kerch, no leste da Crimeia. Autoridades suspeitaram inicialmente de fuga de gás, mas encontraram um "engenho não identificado".
União Europeia

UE prolonga sanções à Rússia por mais um ano

A anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol valeu à Rússia uma série de sanções por parte da União Europeia, que esta segunda-feira foram prolongadas por mais um ano.
Rússia

Putin inaugura ponte que liga Rússia à Crimeia

O Presidente russo, Vladimir Putin, inaugurou esta terça-feira a ponte que liga a Rússia à península da Crimeia com as autoridades de Kiev a acusarem-no de "desrespeito" ao direito internacional.
Sanções

Trump. Sanções a genro de Putin e magnatas russos

A administração de Trump impôs novas sanções a magnatas russos e a membros do governo, incluindo o genro de Putin. Em questão estão os conflitos na Crimeia e o apoio dado a Assaad.
Rússia

Rússia avisa EUA que vão encontrar caças russos  

A Rússia avisou os Estados Unidos que ao enviarem os seus pilotos em missões para a área do mar negro vão estes vão ser recebidos por caças russos e não pelos seus parceiros ucranianos.
Mundo

Rússia vai banir uso de redes sociais aos soldados

Os membros das forças militares russas que estão a contrato poderão vir a ser proibidos de fazer publicações nas redes sociais enquanto estiverem em serviço para evitar partilhas de informação.
Siemens

Siemens põe termo a "algumas atividades" na Rússia

A Siemens anunciou esta sexta-feira que vai pôr termo a "algumas atividades" com a Rússia. Em causa está a descoberta do "desvio" de turbinas para a Crimeia sem aviso prévio a Moscovo.
Emmanuel Macron

França não aceita anexação da Crimeia pela Rússia

O presidente francês, Emmanuel Macron, assegurou que "França não reconhecerá a anexação da Crimeia" pela Rússia, numa conferência de imprensa após um encontro com o ucraniano, Petro Poroshenko.
Crimeia

Presidente ucraniano retira cidadania a deputado

Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, retirou a cidadania a Andréi Artemenko, depois de o deputado ter proposto arrendar à Rússia a anexada península da Crimeia.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.