Uma Princesa Diana atormentada pela perseguição dos paparazzi, pelos atritos na Família Real e pelo fracasso do casamento com o Príncipe Carlos, a lamentar-se — “As pessoas nunca perceberão o que tenho passado” e “nunca tive hipótese” — mas sem se resignar: “Não ficarei calada”. Uma família real em convulsão, acossada por um dos grandes escândalos da sua história, a enfrentar “uma crise a sério” e a questionar-se “como chegámos a este ponto?”.
Estes são alguns dos ingredientes do trailer da quinta temporada da série The Crown, que levou para a ficção a história da Família Real britânica e que regressa com novos episódios no próximo mês, já no dia 9.
O trailer foi revelado esta quinta-feira. Pode vê-lo aqui:
No trailer desta temporada da série, que revisita os anos 90 da Família Real britânica, destacam-se, em grande plano, Imelda Staunton, experiente atriz de 66 anos que vai interpretar a rainha Isabel II (sucedendo a Claire Foy e Olivia Colman no papel), Elizabeth Debicki, que fez previamente os filmes Viúvas (2018) e Tenet (2020) e que vai fazer de Diana (papel previamente desempenhado por Emma Corrin) e Dominic West (The Wire, The Affair), interpretando Carlos, então Príncipe e atualmente Rei do Reino Unido, na sequência da morte da sua mãe Isabel II no passado mês de setembro.
Também Camilla Parker Bowls, que vai ser interpretada pela atriz Olivia Williams — que se destacou em filmes como Gostam Todos da Mesma, de 1998, e O Escritor Fantasma, de 2010, tal como na série Counterpart — deverá ter destaque esta temporada.
Esta quinta temporada de The Crown vai retratar os últimos anos da vida da Princesa Diana, mas não a sua morte, que será retratada na sexta e última temporada da série britânica — que já está atualmente a ser filmada, como refere a The Hollywood Reporter.
Este próximo capítulo da premiada série britânica, que já venceu mais de 20 prémios Emmy e dois Globos de Ouro para Melhor Série de Televisão na categoria Drama, chega numa altura em que as atenções públicas estão particularmente centradas na Família Real britânica, dada a morte recente da monarca Isabel II e a coroação do seu filho, Carlos, como Rei.
A série tem sido alvo de críticas recentes por alegada pouca fidelidade aos factos históricos, vindas de personalidades como o antigo primeiro-ministro britânico John Major (que será interpretado nesta próxima temporada pelo ator Jonny Lee Miller) e a veterana e premiada atriz Judi Dench.
A Netflix já veio aliás emitir uma nota defendendo a série, lembrando que The Crown “foi apresentada sempre como um drama [ficcional] baseado em eventos históricos” e descrevendo a quinta temporada como “uma dramatização ficcional” que “imagina o que poderia ter acontecido atrás das portas fechadas, durante uma década importante para a Família Real — e uma década que já foi escrutinada e bem documentada por jornalistas, biógrafos e historiadores”.
A verdade em “The Crown”. Como foram os anos de mudança da coroa inglesa