Uma Princesa Diana atormentada pela perseguição dos paparazzi, pelos atritos na Família Real e pelo fracasso do casamento com o Príncipe Carlos, a lamentar-se — “As pessoas nunca perceberão o que tenho passado” e “nunca tive hipótese” — mas sem se resignar: “Não ficarei calada”. Uma família real em convulsão, acossada por um dos grandes escândalos da sua história, a enfrentar “uma crise a sério” e a questionar-se “como chegámos a este ponto?”.

Estes são alguns dos ingredientes do trailer da quinta temporada da série The Crown, que levou para a ficção a história da Família Real britânica e que regressa com novos episódios no próximo mês, já no dia 9.

O trailer foi revelado esta quinta-feira. Pode vê-lo aqui:

No trailer desta temporada da série, que revisita os anos 90 da Família Real britânica, destacam-se, em grande plano, Imelda Staunton, experiente atriz de 66 anos que vai interpretar a rainha Isabel II (sucedendo a Claire Foy e Olivia Colman no papel), Elizabeth Debicki, que fez previamente os filmes Viúvas (2018) e Tenet (2020) e que vai fazer de Diana (papel previamente desempenhado por Emma Corrin) e Dominic West (The Wire, The Affair), interpretando Carlos, então Príncipe e atualmente Rei do Reino Unido, na sequência da morte da sua mãe Isabel II no passado mês de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também Camilla Parker Bowls, que vai ser interpretada pela atriz Olivia Williams — que se destacou em filmes como Gostam Todos da Mesma, de 1998, e O Escritor Fantasma, de 2010, tal como na série Counterpart — deverá ter destaque esta temporada.

Do plano de Carlos para substituir a mãe à espionagem a Diana: as polémicas (e spoilers) da nova temporada de The Crown

Esta quinta temporada de The Crown vai retratar os últimos anos da vida da Princesa Diana, mas não a sua morte, que será retratada na sexta e última temporada da série britânica — que já está atualmente a ser filmada, como refere a The Hollywood Reporter.

Este próximo capítulo da premiada série britânica, que já venceu mais de 20 prémios Emmy e dois Globos de Ouro para Melhor Série de Televisão na categoria Drama, chega numa altura em que as atenções públicas estão particularmente centradas na Família Real britânica, dada a morte recente da monarca Isabel II e a coroação do seu filho, Carlos, como Rei.

Uma rainha, uma princesa e uma primeira-ministra entram num palácio: será esta a melhor temporada de “The Crown”?

A série tem sido alvo de críticas recentes por alegada pouca fidelidade aos factos históricos, vindas de personalidades como o antigo primeiro-ministro britânico John Major (que será interpretado nesta próxima temporada pelo ator Jonny Lee Miller) e a veterana e premiada atriz Judi Dench.

A Netflix já veio aliás emitir uma nota defendendo a série, lembrando que The Crown “foi apresentada sempre como um drama [ficcional] baseado em eventos históricos” e descrevendo a quinta temporada como “uma dramatização ficcional” que “imagina o que poderia ter acontecido atrás das portas fechadas, durante uma década importante para a Família Real — e uma década que já foi escrutinada e bem documentada por jornalistas, biógrafos e historiadores”.

A verdade em “The Crown”. Como foram os anos de mudança da coroa inglesa