A nova temporada da série “The Crown”, que retrata os principais acontecimentos da família real britânica, ainda nem estreou mas já está a gerar polémica. A quinta temporada da série vai chegar ao serviço de streaming Netflix a 9 de novembro, estando focada nos acontecimentos entre 1991 a 1997.

O relato de uma cena em particular, feito pelo jornal The Times, sugere que o então Príncipe Carlos terá tido uma reunião com o primeiro-ministro John Major que teria como intuito afastar a Rainha Isabel II de funções. Só os relatos da existência desta cena já estão a servir de combustível a críticas e a apelos de boicote. Ao jornal inglês Daily Mail, o antigo primeiro-ministro apela ao boicote da série, classificando a cena como um “enorme monte de disparates maliciosos”.

Do plano de Carlos para substituir a mãe à espionagem a Diana: as polémicas (e spoilers) da nova temporada de The Crown

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O antigo governante, que foi primeiro-ministro do Reino Unido entre 1990 e 1997, diz que a reunião que é retratada na cena da série nem sequer aconteceu. Em comunicado enviado ao Daily Mail, o gabinete de John Major frisa que “nunca foi sequer abordado” pelos responsáveis da série para “fazer fact-check a qualquer material do guião desta ou de qualquer série”.

Além disso, a mesma nota vinca que “as discussões entre monarca e o primeiro-ministro são completamente privadas e – para Sir John – vão sempre continuar a ser.” “Mas nenhuma das cenas relatadas são precisas de que forma for. São ficção, pura e simplesmente.”

“Nunca existiu qualquer discussão entre Sir John e o então Príncipe de Gales sobre qualquer possível abdicação da falecida Rainha Isabel II – nem sequer seria um tema provável e adequado para ser levantado pelo então Príncipe de Gales (ou Sir John)”, é possível ler na mesma nota.

A cena em questão, que consta do primeiro episódio da temporada, passado em 1991, retrata um alegado encontro entre Carlos e o primeiro-ministro, onde estaria a ser discutida a possibilidade de a Rainha, então com 65 anos, abdicar do trono a favor de um herdeiro mais jovem. O contexto do episódio aponta que a Rainha estaria a cometer os mesmos erros da Rainha Vitória, que também governou até uma idade avançada.

“Assim, se as cenas que descrevem forem transmitidas, devem ser vistas como nada mais do que ficção danosa e maliciosa. Um enorme monte de disparates com o único intuito de fazerem o máximo – e inteiramente falso – impacto dramático”, remata o comunicado do gabinete de John Major.

De acordo com o Daily Mail, os amigos mais próximos do agora Rei Carlos III estão a tecer duras críticas ao retrato feito na série, apelando mesmo a um boicote à série. “Falso, injusto ou profundamente doloroso” são algumas das expressões usadas pelos amigos mais próximos do agora monarca, refere o Daily Mail.

Ao contrário de séries como “Inventing Anna” ou de “Fakes”, ambas baseadas em factos reais, a Netflix apresenta no início de cada episódio a indicação de que se trata de um produto ficcionado. Mas, conforme nota o Daily Mail, até aqui a gigante de streaming não tem incluído esta indicação nos episódios de “The Crown”.

Jonathan Dimbleby, jornalista, escritor e um dos amigos do Rei Carlos III, refere que a série é “cheia de disparates, mas que isto [a reunião e o suposto plano] é um novo nível de disparate”. Já Sally Bedell Smith, biógrafa real, sublinha que os eventos relatado são “um ultraje e totalmente ficcionados”. E vai mais longe, dizendo que a “série está a fazer danos significativos à perceção da história e da família real.” “Tem estado cheia de mentiras maliciosas desde o início, mas isto é um novo nível de abuso”.

No episódio que está a gerar controvérsia, o Príncipe Carlos terá sido impulsionado por uma sondagem publicada num jornal, que apontava para que 47% dos súbditos estariam a favor de uma abdicação por parte da Rainha. A cena terá sido inspirada por uma sondagem real, feita em 1990, mas que na realidade dizia que 47% dos ingleses concordavam com a possibilidade de a Rainha passar o testemunho a um herdeiro em alguma altura do futuro.

A quinta temporada estreia a 9 de novembro, com a terceira mudança de elenco. O Príncipe de Gales, agora Carlos III, vai ser retratado pelo ator Dominic West. Já John Major é retratado pro Jonny Lee Miller, o eterno Simon “Sick Boy” de “Trainspotting”. A Rainha Isabel II vai ser retratada por Imelda Staunton e o Príncipe Filipe por Jonathan Pryce.

“The Crown”. Nova temporada vai abordar rumores de caso entre Filipe e a socialite Penny Knatchbull