Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Mark Hamill, ator imortalizado por interpretar a personagem Luke Skywalker na saga Star Wars, ajudou a enviar 500 drones militares para a Ucrânia.

No programa “Sound On”, da rádio Bloomberg, o ator de 71 anos confirmou que a Ucrânia vai receber em breve novos drones para reforçar o seu arsenal. “É muito simples: a Ucrânia precisa de drones. Eles definem o resultado de guerra, protegem o território, a população, monitorizam a fronteira, podem ser os olhos no céu”, afirmou.

“Que a força esteja convosco”. Luke Skywalker envía 500 drones para a Ucrânia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

 “Com orgulho, sou embaixador do exército de drones”, assumiu Hamill, que se juntou ao projeto criado pela UNITED 24, uma iniciativa do Presidente Volodymyr Zelensky para receber doações para a Ucrânia. “Fiquei muito chocado porque sou atualizado pelo menos duas ou três vezes por semana sobre o que se passa e disseram que receberam 500 drones desde que comecei isto”, explicou.

A iniciativa UNITED 24 junta várias celebridades, desde o designer e diretor criativo da Balenciaga Demna Gvasalia, à banda Imagine Dragons, bem como a atriz e cantora Barbra Streisand.

Demna Gvasalia e Balenciaga lançam camisola para apoiar Ucrânia. Lucros revertem para o fundo United24

Nos últimos tempos a Rússia tem reforçado o uso de drones no território ucraniano, sendo acusada de recorrer aos Shahed-136, de fabrico iraniano. Kiev também já está a preparar uma resposta e a empresa estatal de fabrico de armas militares (Ukroboronprom) anunciou que está a produzir drones kamikaze, que deverão estar prontos até ao final do ano.

Drones suicidas ucranianos estão quase prontos, diz empresa de armamento militar Ukroboronprom

Estas aeronaves não pilotadas terão um alcance 1.000 quilómetros de distância e a componente explosiva terá uma carga de 75 quilos de TNT.