Já em 2019 a Tesla tinha brilhado nos crash-tests da EuroNCAP, o organismo que avalia a protecção que os veículos comercializados nos países da União Europeia oferecem aos seus utilizadores. Tudo o que sejam embates frontais, laterais e contra postes permitem avaliar a eficiência do veículo, enquanto estrutura capaz de proteger os ocupantes, da mesma forma que são avaliados os sistemas electrónicos de ajuda à condução. Então, foi o Model 3 que surpreendeu a concorrência, sobretudo a alemã, que tradicionalmente dominava este tipo de crash-tests.

Pode o Model 3 bater BMW e Mercedes na segurança?

Em 2022, foi o Model Y (já fabricado na Alemanha) que teve hipótese de brilhar, ao bater a concorrência e, no processo, alcançar o melhor valor de sempre nos exigentes testes europeus. Talvez por o desempenho ter sido tão impressionante e superior aos concorrentes, a EuroNCAP suspeitou de marosca após a denúncia de um hacker, o que levou os seus técnicos a analisar o software e a descobrir que este recebia informação do GPS, alimentando a suspeita de batota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tesla Model Y esmaga concorrência em segurança

Após umas semanas a analisar o software ao pormenor, os técnicos da EuroNCAP concluíram que não havia motivo para suspeitas. Depois do secretário-geral da EuroNCAP, Michiel van Ratinger, já ter dado os parabéns à Tesla, pela “verdadeiramente espectacular pontuação recordista obtida com o Model Y”, agora foi a vez do director deste organismo, Aled Williams, admitir que “não há qualquer evidência que a Tesla tenha feito batota nos crash-tests, salientando que “estas análises são fundamentais para garantir a integridade das avaliações sobre a segurança realizadas pela EuroNCAP”.

Em relação ao facto de os modelos da Tesla receberem informação da sua localização a cada momento, o que suscitou a dúvida de que o software poderia estar programado para os testes, Aled Williams esclarece que essa informação é necessária para identificar o país onde o veículo circula, de forma a adaptar-se à legislação local, bem como às marcações da estrada e aos sinais de trânsito.

De recordar que o Model Y da Tesla obteve uma classificação de 98% nos sistemas de ajuda à condução (Autopilot), além da protecção a peões e ciclistas, ultrapassando a concorrência.