Os ativistas da “Just Stop Oil” voltaram a fazer uma performance num museu, mas desta vez trocaram os mestres da arte pelos membros da realeza. A mais recente “vítima” é a figura de cera do Rei Carlos III que está em exposição no Museu Madame Tussauds, em Londres, e levou com um bolo de chocolate na cara.

Eilidh McFadden (de 20 anos e proveniente de Glasgow) e Tom Johnson (um pintor e decorador de Sunderland com 29 anos) estiveram na manhã desta segunda-feira no famoso museu londrino. No local onde estão expostas as figuras dos novos reis e príncipes de Gales, os ativistas climáticos passaram por cima da barreira, despiram os casacos deixando à vista t-shirts com a frase “just stop oil” (“apenas parem com o petróleo”) e depois cada um esfregou um bolo de chocolate na cara do boneco que representa Carlos III. Só a estátua do novo soberano foi atacada.

“Nós estamos aqui porque procuramos proteger as nossas liberdades e direitos, porque procuramos proteger esta terra verde e agradável que é a herança de todos nós”, afirmou o par em comunicado, citado pela Sky News. “A ciência é clara. A exigência é simples: apenas parem com o petróleo e o gás. É canja [expressão portuguesa correspondente à britânica utilizada: “piece of cake”].”

Os dois ativistas foram “detidos por danos criminais”, confirmou a polícia metropolitana londrina, atualizando mais tarde a informação para quatro detidos. No Twitter informaram: “Respondemos rapidamente a um incidente no Madame Tussauds depois de duas pessoas terem atirado comida a uma estátua aproximadamente às 10h50”, cita o meio britânico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há poucos dias, ativistas da mesma entidade atiraram o o conteúdo de duas latas de sopa de tomate sobre o quadro “Girassóis”, de Vincent Van Gogh de 1888 em exibição na National Gallery, em Londres. Depois colaram as mãos sobre o quadro.

Ativistas ambientais vandalizaram quadro de Van Gogh em Londres

Já em julho o mesmo grupo se tinha colado a um quadro do século XIX, a “Carroça de Feno” de John Constable.

Ativistas climáticos colam-se a quadro do século XIX em Londres: “A arte é importante, mas quando não há comida de que nos serve a arte?”

A Just Stop Oil consiste num “conjunto de grupos que trabalham juntos para garantir que o governo se comprometa a encerrar todas as novas licenças e consentimentos para a exploração, desenvolvimento e produção de combustíveis fósseis no Reino Unido”, lê-se no seu site.

Um outro grupo “atacou” neste domingo um quadro de Claude Monet: o alemão Letzte Generation atirou puré de batata a uma pintura do famoso pintor francês.

Ativistas ambientais atiraram puré de batata a um quadro de Monet na Alemanha