O PS chumbou esta terça-feira o requerimento apresentado pelo PSD para ouvir a ministra da Defesa sobre o patrulhamento do mar dos Açores, considerando-o “alarmista”, com os sociais-democratas a acusar os socialistas de quererem “fechar o parlamento”.

O requerimento foi rejeitado com os votos contra do PS, abstenção do Chega e voto favorável do PSD, com BE e PCP ausentes. Em causa está um pedido da GNR à Frontex (Agência de Fronteiras Europeia) para colocar uma aeronave para patrulhamentos do mar dos Açores, onde a sua competência termina nas 12 milhas.

De acordo com uma notícia do Diário de Noticias da semana passada este pedido terá provocado mal-estar na Marinha e na Força Aérea, que têm meios de vigilância nesse território, mas não receberam qualquer pedido de apoio.

Ministra da Defesa diz que missão da Frontex foi planificada entre as várias instituições

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O deputado social-democrata Jorge Paulo Oliveira afirmou que apesar das recentes declarações da ministra da Defesa sobre o tema, já posteriores à apresentação do requerimento, o PSD ainda tem dúvidas sobre a missão em causa, e disponibilizou-se para ouvir a governante já depois da discussão do Orçamento do Estado, que suspende todos os trabalhos parlamentares.

Pelo PS, o deputado Francisco César, eleito pelo círculo eleitoral dos Açores, classificou o pedido dos sociais-democratas como “alarmista”, fazendo referência a declarações do deputado do PSD Paulo Moniz de que a população da ilha de S. Miguel teria ficado “assustada” com a movimentação aérea.

Para os socialistas, o Governo já prestou esclarecimentos sobre esta matéria, que, a ser apreciada, deveria ser junto do Ministério da Administração Interna.

“O PSD parece estar a contribuir propositadamente para o campeonato dos requerimentos que merecem ser rejeitados”, ironizou Francisco César, advogando que a ministra da Defesa estará no parlamento em breve no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2023 e que, nessa ocasião, os sociais-democratas podem questioná-la sobre qualquer assunto, incluindo este.

Quando o PS acha que quem exerce o seu dever de fiscalizar é alarmista, eu acho que está tudo dito, só falta mesmo fechar o parlamento por parte do PS se é isso que querem, porque parece que é isso que querem, obviamente que não vão conseguir”, respondeu o social-democrata Jorge Paulo Oliveira.

O PSD disse ter questionado o ministro da Administração Interna sobre o caso mas que tal não impedia de ouvir Helena Carreiras no que diz respeito à Armada e à Força Aérea, acusando o PS de querer “subtrair” o tempo que a oposição terá na audição regimental para questionar a governante sobre o Orçamento.

A ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, já negou, em Leiria, no passado dia 18, que a GNR tenha ido além da suas competências ao pedir à Frontex para patrulhar o mar dos Açores, precisando que se tratou de uma “missão policial, complementar àquela que a Força Aérea já vem desempenhando, de vigilância”, havendo também “o trabalho que está em curso entre a Força Aérea e GNR, relativamente a uma planificação destas missões”.