Nas últimas semanas, as linhas de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) têm estado entupidas, com milhares de estrangeiros a tentar regularizar a sua situação em Portugal. Para minimizar o impacto das milhares de chamadas recebidas, o SEF abriu durante a tarde desta segunda-feira a funcionalidade de renovação automática através do seu site, para pessoas que já têm autorização de residência, mas cujo documento vai caducar até ao final do ano. No entanto, o site já apresenta problemas — a página para renovar os documentos demora a carregar e, em alguns momentos, fica indisponível.

De acordo com as informações avançadas pelo SEF ao Observador, há cerca de 33.500 estrangeiros em território português que vão ter as respetivas autorizações de residência caducadas até ao final do ano. Assim, este novo serviço online permite que estas pessoas possam renovar os documentos através do site e não precisem de telefonar para a linha de atendimento deste organismo.

Para proceder então à renovação automática das autorizações de residência, é necessário entrar no site do SEF, aceder ao e-balcão através dos serviços online e, finalmente, à renovação automática.

Novo regime de entrada de imigrantes em Portugal entra em vigor em novembro

A comunicação desta nova funcionalidade foi também anunciada nas redes sociais do SEF e, uma hora depois, existiam já algumas reclamações feitas pelos utilizadores que não conseguem entrar no site, ou que não conseguem fazer o respetivo registo. “Até que enfim, mas acontece que o site está offline“, escreveu uma das utilizadores no Facebook do SEF.

Esta funcionalidade só está disponível para pessoas que já têm autorização de residência e que, até agora, ainda não tinham conseguido iniciar o processo de renovação por telefone. E, até esta segunda-feira, só os processos para autorização de residência para trabalho não precisavam de ser feitos por telefone. Neste momento, segundo os dados avançados pelo SEF, existem 50 trabalhadores, que atendem, em média, 3.500 chamadas por dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR