Nunca tinha havido um sinal tão claro de que a Apple vai cumprir com a nova regra europeia do carregador universal. A confirmação chegou de Greg Joswiak, vice-presidente sénior de marketing global da Apple, durante uma conferência do Wall Street Journal.

Numa tentativa de combater o lixo eletrónico, a União Europeia vai adotar a entrada USB-C, hoje em dia já presente na grande maioria de smartphones Android, como o padrão para os carregadores. Assim, em vez de precisar de vários carregadores diferentes, a ideia é que o consumidor só necessite de um cabo do mesmo tipo para carregar diversos equipamentos, de smartphones até tablets ou câmaras fotográficas.

Há poucos dispositivos que ficam fora desta regra: os carregadores de smartwatches e outros wearables, devido às dimensões mais reduzidas destes produtos. A mudança será obrigatória em 2024.

Na conferência do Wall Street Journal, Joswiak foi questionado sobre o tema. Ainda quando a proposta deste carregador universal estava em discussão a Apple já tinha demonstrado que estava contra a ideia. Afinal, a empresa usa nos iPhone a entrada Lightning. A mudança de legislação implica, consequentemente, uma mudança nos telefones vendidos na União Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Telemóveis, tablets, auscultadores: carregador universal entra em vigor em 2024 na União Europeia

“Obviamente vamos ter de cumprir”, explicou durante o evento, onde estava acompanhado de Craig Federighi, vice-presidente sénior da Apple para a área de engenharia de software. “Mas seria melhor para os clientes não terem tido um governo a ter uma atitude tão prescritiva.”

“Não me importo de ter os governos a dizer aquilo que querem cumprir, porque temos engenheiros bastante inteligentes para cumprir com aquilo que querem atingir tecnicamente”, contextualizou, mas lembrou que “já andam nesta discussão há mais de dez anos”.

Um “dia histórico” na saga do carregador universal. Golpe à Apple ou foco no ambiente?

“São bem intencionados”, disse o executivo da Apple sobre a posição da União Europeia, mas recordou que, há dez anos, a intenção da União Europeia era a de ter o micro-USB nos telefones. “E esse tipo já não existe agora.”

Resta saber se a regra europeia vai levar a Apple a adotar este tipo de carregador apenas no espaço europeu ou se haverá uma substituição completa em todos os mercados.