O atacante gritou a mesma frase várias vezes. “Onde está a Nancy?” De martelo na mão, o homem procurava Nancy Pelosi, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Mas na rua de São Francisco, onde Pelosi vive com o marido Paul, o atacante só encontrou o homem de 82 anos. Depois de ter perguntado pelo paradeiro de Pelosi várias vezes, acabou por atacar o octogenário. Já no hospital, Paul Pelosi foi operado a uma “fratura no crânio”.

Quando a polícia chegou, encontrou o atacante em flagrante delito. O homem e Paul Pelosi lutavam pela posse da arma que o atacante levava consigo — um martelo — e, ao conseguir dominá-la, atacou violentamente o marido de Nancy Pelosi.

Foi travado pelos agentes antes que os ferimentos que infligiu a Paul Pelosi se tornassem fatais.

Speaker Pelosi's husband assaulted with hammer inside home

O FBI dirigiu-se ao local

O ataque aconteceu na manhã desta sexta-feira, depois do assaltante ter entrado na casa onde o casal reside em São Francisco, na Califórnia. Numa nota publicada no site de Nancy Pelosi, pode ler-se que o agressor foi capturado e que os motivos do ataque estão a ser investigados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nancy Pelosi não se encontrava em São Francisco no momento do ataque. De acordo com a mesma nota, Paul Pelosi, que tem 82 anos, foi levado para o hospital, onde está a recuperar e a receber “excelentes cuidados médicos”. Espera-se que recupere totalmente.

O porta-voz de Pelosi, Drew Hammil, citado pela imprensa norte-americana, confirmou que Paul Pelosi foi operado e que a “cirurgia foi bem sucedida” tendo “reparado uma fratura no crânio e ferimentos graves no braço direito e mãos”.

US House of Representatives Speaker, Nancy Pelosi (R), with

Nancy e Paul Pelosi no Vaticano

“A representante e a sua família estão gratas aos profissionais de primeira linha e médicos envolvidos, e pedem privacidade neste momento”, conclui a nota.

Já a Polícia do Capitólio anunciou que está a ajudar o FBI e a Polícia de São Francisco na investigação, estando as três forças policiais a trabalhar em conjunto.

Notícia atualizada às 11h15 de dia 29 de outubro com informação sobre operação ao crânio de Paul Pelosi