Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

As Nações Unidas (ONU) anunciaram ter detetado danos em mais de 207 sítios e artefactos culturais ucranianos desde o início da invasão russa.

A lista da UNESCO, publicada esta quinta-feira com dados atualizados até ao dia 24 de outubro, refere que entre os locais danificados se contabilizam 88 espaços religiosos, 15 museus, 76 edifícios de interesse histórico ou artístico, 18 monumentos e 10 bibliotecas. O leste do país, e as zonas à volta da capital, Kiev, são as regiões mais afetadas.

Com a publicação da lista, a ONU anunciou também que irá começar a monitorizar de forma sistemática os danos culturais infligidos à Ucrânia no decorrer da guerra com a Rússia. De acordo com a France-Presse, a monitorização será feita com recurso a uma plataforma com imagens de satélite tiradas antes e depois do início do conflito. A plataforma será publicamente disponibilizada pela UNESCO dentro de algumas semanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A nossa conclusão é de que a situação é grave, e pode piorar ainda mais”, afirmou a diretora do braço cultural das Nações Unidas, Krista Pikkat, numa conferência em Genebra na quarta-feira.

A herança cultural acaba muitas vezes por sofrer danos colaterais durante as guerras, mas, por vezes, é deliberadamente atacada por se tratar da essência da identidade dos países”, lamentou Pikkat.

A plataforma, produzida em parceria entre a UNESCO e o centro de satélites das Nações Unidas, o Unosat, manterá apenas um registo de danos culturais, e não atribuirá responsabilidade por nenhum ataque. “Não é o nosso papel dizer quem fez o quê e porque razão”, clarificou Krista Pikkat. “A nossa responsabilidade é garantir que temos informações disponíveis sobre os vários sítios de interesse cultural e a situação em que se encontram, para estarmos prontos para a sua recuperação”.

A Ucrânia alberga sete locais considerados como Património Mundial da UNESCO. Até ao momento, nenhum foi danificado.