O parque Disney em Xangai “suspendeu abruptamente as operações” esta segunda-feira, como medida de prevenção contra a Covid-19, segundo a Reuters. Mas o parque temático não se limitou a fechar as portas: também manteve todos os visitantes no interior até estes terem um teste negativo ao coronavírus.

Pode parecer uma brincadeira de Halloween para assustar os visitantes, uma vez que a noite mais assustadora do ano se celebra esta segunda-feira e o parque até está decorado a rigor, mas este recinto da Disney é o mais recente local famoso a fechar as portas em consequência da política Covid-zero que a China adotou.

São já milhões as pessoas que se viram fechadas várias vezes e, por vezes, em locais invulgares por causa dos encerramentos repentinos, relata a BBC. Uma loja Ikea ou os respetivos locais de trabalho, são alguns exemplos. Contudo, ficar fechado no parque Disney não será a pior destas experiências. O “local mais feliz do mundo” faz justiça à fama e mantém-se em funcionamento para os visitantes que não podem sair.

Tal como o parque, também as áreas envolventes foram encerradas pouco depois das 11h30, hora local, (3h30 hora de Lisboa). A BBC garante que existem vídeos na rede social Weibo – uma das redes sociais mais famosas no país – onde é possível ver visitantes a correrem para as portas do parque quando foi anunciado o seu encerramento.

No site do parque Disney Xangai pode ler-se que, “para seguir a exigência de prevenção e controle da pandemia”, o parque e os recintos envolventes “vão estar encerrados a partir de segunda- feira, 31 de outubro, 2022, com efeito imediato”. O aviso  afirma que os visitantes vão ser notificados “assim que haja uma data confirmada para retomar as operações”.

Neste sábado, Xangai registou 10 casos de infeção com coronavírus transmitidos na cidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR