Localizado na região noroeste da Península Ibérica, na zona do norte de Portugal e da Galiza, o Listenbourg, um país imaginado pelo francês Gaspard Hoelscher, começou por ser uma piada sobre o fraco conhecimento geográfico dos norte-americanos, mas acabou por se transformar num fenómeno mundial, envolvendo organismos e instituições verdadeiros.

A história do nascimento do Listenbourg começou a 30 de outubro, domingo, quando Hoelscher (que no Twitter usa o nome Gaspardo) partilhou no Twitter uma mapa da Europa com uma seta vermelha a indicar a localização do novo país, que ocupa parte de Portugal e de Espanha.

“Tenho a certeza que os norte-americanos nem sequer sabem o nome deste país”, escreveu. Em resposta, um outro utilizador questionou: “Quem é que não conhece o Listenbourg?”. Tinha nascido um novo estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O tweet original, que rapidamente se tornou viral, tem à data da publicação deste artigo quase um milhão de “gostos” e perto de duas mil respostas. Entretanto, foram surgido nas redes sociais outros pormenores acerca do Listenbourg, que tem já o seu próprio governo (presidido pelo seu criador, Gaspard Hoelscher) e site, bandeira, hino (inspirado no hino do Liechtenstein) e banco nacional.

O Listenbourg é composto por cinco regiões: Adriàs, Mitteland, Kusterde, Flußerde e Caséière. Sobre a sua história, sabe-se que, no século XVII, esta república era governada pelo rei Listen XV, que entrou em guerra com Luís XIV de França pelo título de “Rei Sol”. A moeda oficial é o Lis (equivale a 1,49 euros) e o país é anualmente palco de um prémio de Fórmula 1. O Listenbourg encontra-se “em conflito com a Rússia de Vladimir Putin”, com a qual cortou todos os laços.

Segundo conta a Euronews, o súbito crescimento do Listenbourg deu origem ao primeiro partido da oposição, um grupo extremo-centrista que quer “melhorar” a imagem do país no estrangeiro.

Vários organismos reais juntaram-se à brincadeira. Esta quarta-feira, o Macdonald’s informou que estava disponível no Listenbourg, assim como o serviço de entrega Deliveroo. No início da semana, a organização dos Jogos Olímpicos de Paris de 2024, anunciou que o país também estará presente.