Imran Khan, antigo primeiro-ministro do Paquistão, sobreviveu a um ataque esta quinta-feira, 3 de novembro, na cidade de Wazirabad, na província de Punjab. Imran Khan foi baleado durante uma marcha política. De acordo com a BBC, o ataque foi uma aparente tentativa de homicídio.

Um porta-voz do partido de Imran Khan, o Movimento Paquistanês Pela Justiça, adiantou que o político paquistanês foi atingido na canela, refere a BBC. Khan estará em condição estável, mas poderá ter de ser submetido a uma intervenção cirúrgica.

Ainda segundo a estação britânica, uma pessoa morreu (um apoiante do antigo governante, complementa o jornal The Guardian) e quatro ficaram feridas na sequência do ataque, que aconteceu durante uma marcha com destino a Islamabad (capital paquistanesa) em que Imran Khan e os seus apoiantes pediam eleições antecipadas no país.

Ex-jogador de críquete, Imran Khan, declara vitória nas eleições legislativas no Paquistão

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A polícia já terá detido um suspeito, mas alguns aliados do antigo governante estão a acusar o Governo paquistanês de ter estado diretamente envolvido no ataque. Não existem, para já, provas sólidas que atestem a veracidade das acusações.

Os atuais Presidente e primeiro-ministro do país já condenaram o ataque, que já motivou manifestações de apoio a Imran Khan nas ruas das principais cidades do Paquistão. Estas são algumas fotografias da ocupação das ruas pelos palestinianos, na sequência do ataque ao antigo governante:

6 fotos

Pouco depois do ataque ter acontecido, alguns membros do seu partido político, o Movimento Paquistanês Pela Justiça (PTI, na sigla original), começaram por alegar que quatro pessoas haviam ficado feridas mas que ninguém morrera. “Isto foi uma tentativa de o matar, de o assassinar”, dissera um funcionário sénior do partido à mesma agência de notícias.