A Biblioteca Municipal de Castelo Branco passou a disponibilizar uma parte significativa do seu acervo em suporte digital e vai colocar na sua loja online 360 títulos para venda, a maioria dos quais edições asseguradas pela autarquia.

“Este novo serviço passa a estar disponível na sequência da criação do site oficial deste equipamento cultural, ferramenta que disponibilizará, igualmente, uma loja online com 360 títulos para venda, a maioria dos quais edições asseguradas ou apoiadas pela autarquia”, referiu, em comunicado, a Câmara de Castelo Branco.

Estes novos serviços da Biblioteca Municipal de Castelo Branco estão disponíveis ao público em suporte digital desde quinta-feira.

Nesta fase de arranque, dado que o acervo se mantém em permanente atualização, a Biblioteca Digital disponibiliza documentos de cinco categorias distintas: jornais da Beira Baixa (29 títulos, a que correspondem 6.434 imagens e 1.599 PDF); monografias (76 títulos, 4.256 imagens e 76 PDF); manuscritos (quatro títulos, 26 imagens e quatro PDF); revistas (dois títulos, 230 imagens e 27 PDF) e iconografia (2.754 imagens).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Esta última categoria [iconografia] respeita a imagens dos acervos fotográficos, legados à Biblioteca Municipal de Castelo Branco, de Manuel Paiva Pessoa, Jaime Lopes Dias, António Salavisa, Eurico Salles Viana e José Pedro Barata, para além de imagens da coleção Futurismo e de coleções de postais ilustrados”, lê-se na nota.

O sítio na Internet aloja ainda o catálogo bibliográfico que, no momento do arranque, disponibiliza um total de 135.649 documentos digitalizados e pesquisáveis.

“Muito embora este novo serviço se revista da maior importância para todos os utilizadores, a Biblioteca Municipal de Castelo Branco pretende continuar a afirmar-se como um local privilegiado de encontro entre gerações”, salientou o município.

A autarquia quer que a biblioteca continue a ser um lugar onde as atividades presenciais de promoção do livro e da leitura possam conquistar novos públicos e que “continuem a não dispensar o gosto e a magia que é, por si só, tocar, cheirar e folhear um livro”.