O bispo Daniel Batalha Henriques, que ocupava o lugar de auxiliar de Lisboa, morreu na madrugada de sexta-feira, aos 56 anos, informou o Patriarcado.

O prelado, que se encontrava doente, vivia numa unidade de cuidados paliativos e fora visitado esta semana pelo cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que, na quarta-feira, numa mensagem divulgada no site do Patriarcado, reconhecia que aquela unidade poderia “ser o último tempo da (…) vida [de Daniel Batalha Henriques] neste mundo”.

“Acabo de estar com ele e asseguro-vos de que está sereno e em paz. Lembra-vos a todos e por todos se oferece também, clérigos e leigos, de paróquias, movimentos e grupos”, escreveu Manuel Clemente.

Natural da freguesia de Santo Isidoro, Mafra, Daniel Batalha Henriques foi ordenado padre em 1 de junho de 1990, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Em 13 de junho de 2018 foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo auxiliar de Lisboa, tendo recebido a ordenação episcopal em 25 de novembro desse ano.

O corpo de Daniel Batalha Henriques será velado na Sé de Lisboa a partir das 18h de sexta-feira, informou ainda o Patriarcado, citado pela agência Ecclesia.

A missa exequial vai ser celebrada no sábado, às 11h, na Sé, presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, e o corpo vai depois para a Igreja Paroquial de Santo Isidoro, onde chegará pelas 16:00, sendo sepultado no cemitério local, acrescenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR