Um cidadão português, Joseph John – que na China se chama Kin Chung Wong – está detido desde a semana passada acusado do crime de sedição. Terá publicado conteúdos nas redes sociais que as autoridades chinesas em Hong Kong no território consideram “trazer ódio” e “incitar à violência”.

A informação foi noticiada por uma jornalista da AFP, correspondente da agência em Hong Kong, que indicou que o homem tem 40 anos e tem nacionalidade portuguesa. Será o primeiro de 139 indivíduos acusados com base em crimes contra a segurança nacional. O homem terá sido presente a tribunal em West Kowloon e o juiz recusou-lhe a saida sob fiança.

Citado pelo Expresso, o Ministério dos Negócios Estrangeiros diz ter “conhecimento da detenção de um cidadão portador de passaporte português em Hong Kong”. “De momento, o MNE, através do Consulado-geral de Portugal em Macau, está a diligenciar junto das autoridades de Hong Kong para apurar mais elementos sobre este caso, bem como informar em conformidade a família, da qual foi recebido contacto”, acrescenta o ministério, citado pelo mesmo jornal.

Segundo a informação do Expresso, Joseph John é um cidadão português que reside em Londres. Em tribunal terá dito que era professor na Royal College of Music, em Londres. “Kin Chung Wong está empregado como Engenheiro de Produto e estava em Hong Kong por razões familiares quando foi detido”, disse fonte oficial da faculdade ao Expresso.

O Observador tentou obter esclarecimentos adicionais junto da assessoria do Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas ainda sem sucesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR