O partido Chega anunciou este sábado que decidiu mover uma ação judicial contra o Estado português para impedir a reprivatização da TAP.

“O Chega decidiu interpor uma providência cautelar no Supremo Tribunal Administrativo, que dará entrada na próxima quinta-feira, para suspender as ações negociais da TAP e a tentação do Governo de apresentar propostas aos grupos económicos para vender a TAP nestes termos”, afirmou este sábado o presidente do partido, André Ventura.

O líder do partido de direita radical salientou que a providência cautelar não tem como objetivo impedir um eventual negócio de privatização da companhia aérea, mas garantir que “os portugueses e os partidos políticos dispõem de toda a informação que, até agora, o Governo não lhes facultou”.

Privatização da TAP. Chega requer audição urgente do ministro Pedro Nuno Santos no parlamento

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Defendemos que [a TAP] devia ser mantida na esfera pública, devido às rotas fundamentais que tinha e ao interesse estratégico que tem para a economia portuguesa. Mas independentemente disso, esta ação judicial não é posta para evitar o negócio da reprivatização ou qualquer outra opção que o Governo venha a tomar”, disse Ventura.

“É para garantir que, quando o negócio for avante, os portugueses e os partidos políticos dispõem de toda a informação que, até agora, o Governo não lhes facultou”, acrescentou.

Costa espera avançar com venda da TAP nos próximos 12 meses. Lufthansa já pode fazer compras

“É inconcebível que um negócio deste tipo avance sem que se saiba em que é que o dinheiro que os portugueses lá colocaram foi investido e, caso se concretize o negócio do Governo, qual é o seu potencial lesivo e o dinheiro que vamos perder. Isto é promover obscuridade e é promover que a TAP se torne num novo caso do BPN ou do Novo Banco”, disse ainda o líder do Chega.

Em setembro, o primeiro-ministro, António Costa, confirmou que a intenção do Governo é avançar com a privatização da TAP nos próximos 12 meses. Mais tarde, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou que o processo ainda não arrancou.