As tropas russas poderão testar exoesqueletos na guerra da Ucrânia, com o intuito de tornar os soldados mais resistentes e colmatar a falta de equipamentos que tem sido apontada aos responsáveis do exército russo.
Maxim Skokov, CEO da Ekzo Solutions da Rússia, revelou à agência RIA que a empresa foi abordada por “agências especiais” — que segundo o The Guardian, poderão ser grupos de serviços secretos ou grupos militares privados — para testar os seus equipamentos nos combates em solo ucraniano.
“Vamos realizar testes num campo de treino em novembro ou dezembro, com um potencial cliente, para testar a eficácia dos nossos equipamentos”, revelou, frisando que um dos objetivos dos exoesqueletos é permitir que haja um alívio do peso para os soldados ou até para que possam carregar mais peso sem prejuízo do bem-estar. Estes fatos robóticos deverão também permitir uma maior proteção dos soldados.
O responsável afirmou que estão a ser construídos cerca de 50 por mês, mas admitiu a possibilidade de aumentar a produção rapidamente, caso haja encomendas.
Nos últimos anos a Rússia tinha admitido testes com este tipo de tecnologia, sendo que já em 2018 tinha houve uma exposição técnico-militar em que foram mostrados protótipos capazes de carregar mais peso, mas também de aumentar a capacidade de luta dos soldados.