O MB Way, aplicação de pagamentos e transferências da SIBS, tem uma nova funcionalidade. O serviço permite, a partir desta quinta-feira, gerir os pagamentos autorizados dos serviços por subscrição. Para já, a funcionalidade inclui apenas oito empresas, incluindo grupos de comunicação social. Mas segundo Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, “é um número que estará sempre desatualizado”, já que a ideia é ir aumentando o número de empresas aderentes.

Na prática, deixa de ser necessário criar um cartão para associar a estes pagamentos, já que estes, uma vez selecionados pelo utilizador, passam a ser geridos diretamente no MB Way. A funcionalidade permite definir o valor máximo a debitar por mês, e alterá-lo, e fazer o cancelamento da subscrição, não tendo um prazo limite ao fim do qual é necessário associar um cartão novo, como acontecia até agora.

Para já está apenas disponível na aplicação do próprio MB Way, mas deverá chegar às apps dos bancos em breve. “Dá para fazer um check out mais simplificado”, resumiu Madalena Tomé na apresentação da funcionalidade à imprensa, que teve lugar esta terça-feira. O objetivo da SIBS é que a nova ferramenta chegue “aos 4,5 milhões de utilizadores” do MB Way.

À margem da apresentação, a responsável da SIBS adiantou que a empresa que gere a rede de multibanco tem planos para continuar a expandir a operação na Europa, depois de ter comprado empresas na Polónia, em 2018, e na Roménia, em 2020, os “maiores mercados da Europa Central e de Leste”. Na Polónia, comprou a PayTel, que tinha 3% da quota de mercado há quatro anos e hoje tem três vezes mais, por via de acordos fechados com alguns dos maiores bancos do país e com a Amazon polaca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já na Roménia, a SIBS adquiriu a operação da Wirecard e está neste momento a introduzir a rede de Multibanco no país, onde conta ter 50 ATM desta rede que, tal como em Portugal, permitem fazer outras operações além de levantamentos, até ao final do ano. Estas 50 caixas Multibanco juntam-se aos 1500 ATM que a SIBS já gere na Roménia. “Queremos ter um peso significativo no mercado”, destaca Madalena Tomé.

Neste momento, a empresa está “ativamente a procurar oportunidades de crescimento inorgânico” na Europa, inclusive em países da moeda única, “que tenham um bom fit com o nosso ADN”. Nos últimos anos, 15% do volume de negócios tem sido investido na internacionalização.

Segundo a responsável, 25% da atividade do grupo já vem do estrangeiro, com a Roménia a representar 13%, a Polónia 8% e os restantes países, 20 no total, como Angola e Timor, o restante. Nestes mercados, a empresa está presente através de parcerias. No total, a SIBS serve 150 milhões de clientes. A operação internacional é, de resto, responsável por 70% do crescimento da SIBS, que não revela números sobre o volume de negócios.

“O facto de o mercado português ter uma menor dimensão reforça a nossa necessidade de crescer. Para evoluir, temos de ter escala para ter capacidade de investimento. É uma marca destes mandatos”, concluiu a gestora.

Nos primeiros nove meses do ano a SIBS realizou 8,7 mil milhões de transações, o que representa uma subida de 17% face ao ano anterior. O recorde diário de compras e levantamentos em Portugal costuma ser batido a 23 de dezembro, mas este ano foi registado a 30 de setembro, depois de também ter sido batido um máximo em julho. O aumento traduz “a tendência económica em Portugal e noutros mercados”.

Pagamento na Web Summit aumentam

A SIBS adiantou ainda os números finais relativos aos pagamentos na Web Summit, da qual foi parceira. Face ao ano passado houve um aumento significativo das compras no recinto, de 40% para 84 mil. No entanto, a Web Summit de 2022 recebeu mais de 70 mil participantes, enquanto em 2021 ficou-se pelos 40 mil devido às restrições da pandemia que ainda estavam em vigor.

Segundo os dados recolhidos pela SIBS, o ticket médio de consumo foi de 12,25 euros, o que denota um aumento de 20% face a 2021. Mais de 80% das compras foram feitas por estrangeiros, o que também revela uma subida face aos 74% do ano passado. A nacionalidade mais representada nos gastos foi o Reino Unido (10,5%), seguido pela Alemanha (7,8%), o Brasil (5,5%), os Estados Unidos (4,9%) e a Ucrânia (4,3%). Estiveram presentes 120 nacionalidades, mais 20 que em 2021.

A análise permitiu ainda saber que 17% dos estrangeiros que visitaram a Web Summit vieram no fim de semana anterior e 42% permaneceram no fim de semana seguinte. O número de operações, compras e levantamentos, na cidade de Lisboa, aumentou 24,9% face a 2021. Já as operações de estrangeiros subiram 48,1%.

A CEO da SIBS foi ainda questionada sobre a acusação de que foi alvo por parte da Autoridade da Concorrência, por abuso de posição dominante nos pagamentos eletrónicos, que não quis comentar. “Estamos veementemente contra todas as acusações e vamos rebatê-las em toda a linha. O mercado é aberto e saudamos a concorrência. Não nos revemos em acusações de que o mercado é fechado”, afirmou apenas.