Foram 18 os superdesportivos que a RM Sotheby’s leiloou este fim-de-semana, uma colecção privada que tardou 25 anos a reunir e que inclui algumas das maiores preciosidades sobre rodas. E não apenas modelos de estrada, entre os quais é possível encontrar os melhores da história da Ferrari e da Bugatti, uma vez que os veículos mais exclusivos são provavelmente os de competição, exactamente os que dominaram o Campeonato do Mundo de Ralis nos tempos dos Grupo B.

Todos os modelos podiam ser licitados individualmente, mas juntos poderiam superar os 45 milhões de dólares, de acordo com a Sotheby’s. A Ferrari foi a marca com o maior número de presenças, representada por um F40, um F50 e um Enzo, além dos 288 GTO e do LaFerrari. Mas o antigo proprietário fez ainda questão de juntar um 550 Barchetta Pininfarina, um 599 SA Aperta e um Superamerica, sendo que este trio exibe o amarelo Ferrari, ao contrário de todos os restantes, pintados no vermelho da casa do Cavallino Rampante.

A Lamborghini também não poderia deixar de estar presente, sendo ela a maior rival da marca criada por Enzo Ferrari. Os dois Lamborghini que foram a leilão são ambos modelos históricos, uma vez que ao deslumbrante Miura se junta o agressivo Countach LP 5000S. Destaque ainda para o sempre muito procurado Jaguar XJS-15, de que apenas foram produzidas 53 unidades, além de um XJ 220S, com o qual a leiloeira esperava encaixar 1,1 milhões de libras.

Um Bugatti abrilhanta sempre qualquer colecção e esta possuía três elementos da família. Além do novíssimo Chiron Super Sport 300+, foram licitados o original EB 110 GT e um EB 110 Super Sport, o primeiro em azul e o segundo em branco. Sendo que o EB 110 foi o modelo que permitiu arrancar com a segunda fase da vida da Bugatti, com o empresário Romano Artioli aos comandos, antes de o Grupo Volkswagen assumir o volante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3 fotos

Se esta colecção impressiona pelo conjunto de carros concebidos para circular na estrada, então o que dizer dos modelos destinados exclusivamente aos ralis do Campeonato do Mundo, na época dos Grupo B. O Audi Sport S1 E2 não deixa ninguém indiferente, mas o Lancia Delta S4 também não lhe fica atrás em fama e reputação, tanto mais que a organização estimou licitações em torno dos 2,25 milhões de libras. A colecção incluía ainda um Lancia 037, um dos carros de ralis mais rápidos em asfalto, com apenas duas rodas motrizes.