O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que estão a decorrer conversas entre oficiais russos e norte-americanos em Ancara, capital da Turquia. “Foi uma iniciativa do lado americano”, explicou Peskov à agência estatal russa Ria Novosti, sem contudo divulgar quem está presente na reunião.

Esta segunda-feira, um porta-voz da Casa Branca revelou que o diretor dos serviços de informação norte-americanos (CIA), William Burns, se reuniu com o diretor do Serviço de Informações Estrangeiro (SVR), Sergey Naryshkin, para abordar as consequências do uso de armas nucleares na Ucrânia.

De acordo com um responsável do Conselho de Segurança Nacional, citado pela agência de notícias Associated Press (AP), durante o encontro, conhecido pela Ucrânia, não foram conduzidas negociações sobre a guerra. “Mantemo-nos fieis ao princípio fundamental: nada da Ucrânia, sem a Ucrânia”, referiu a fonte, que falou sob a condição de anonimato.

Burns também terá abordado os casos de Brittney Griner, basquetebolista da equipa Phoenix Mercury, e Paul Whelan, um responsável executivo da empresa Michigan, ambos detidos na Rússia. A administração de Joe Biden tem pressionado para que ambos sejam incluídos numa troca de prisioneiros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Autoridades russas transferem basquetebolista Brittney Griner para colónia penal

Em outubro, o Presidente dos EUA, Joe Biden, declarou que o risco de um “Armagedão” nuclear estava no nível mais elevado desde a crise dos mísseis de Cuba em 1962, após responsáveis russos terem admitido a utilização de armas nucleares táticas na sequência de diversos recuos militares na guerra da Ucrânia, que se prolonga há nove meses após a invasão de 24 de fevereiro.

Casa Branca diz não ter sinais de que Rússia se prepara para usar armas nucleares

Alguns oficiais norte-americanos têm alertado para a possibilidade de a Rússia utilizar armas nucleares na Ucrânia. No entanto, membros da administração da Casa Branca asseguraram que não há sinais de que a as autoridades russos se estejam a preparar para usar este tipo de armas em território ucraniano.