A Casa Branca disse esta sexta-feira que não encontra razões para alterar a estratégia nuclear dos EUA, assegurando não ter indicações de que a Rússia se prepara para recorrer ao seu arsenal nuclear.

Não temos motivos para ajustar a nossa postura nuclear estratégica, nem temos qualquer indicação de que a Rússia esteja a preparar-se para usar armas nucleares, de forma iminente”, explicou a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

Este esclarecimento surge um dia depois de comentários do Presidente Joe Biden, que avisou que o mundo está a enfrentar, pela primeira vez desde a Guerra Fria, o risco de um “apocalipse nuclear”.

Questionada sobre se o tom alarmista do Presidente se devia a novas informações obtidas pelos Estados Unidos, a porta-voz respondeu que não, durante uma breve sessão de perguntas e respostas a bordo do avião que transporta Joe Biden para uma viagem para o noroeste do país.

Enfrentamos hoje a perspetiva de um ‘Armageddon’, desde Kennedy e da crise dos mísseis cubanos” em 1962, disse Biden, na quinta-feira, durante um evento de angariação de fundos em Nova Iorque, durante o qual defendeu que o seu homólogo russo, Vladimir Putin, “não estava a brincar” quando ameaçou usar armas atómicas.

Perante a resistência ucraniana à invasão russa, alimentada pela ajuda militar ocidental, Vladimir Putin fez alusão à possibilidade de uso da bomba atómica, durante um discurso televisionado em 21 de setembro, mostrando-se pronto para recorrer a “todos os meios” no seu arsenal, na luta contra o Ocidente, que acusou de querer “destruir” a Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR