O ë-C4 X, de que já aqui lhe falámos em detalhe, é o mais recente membro da família eléctrica da Citroën e acaba de abrir o período de encomendas em Portugal, mercado onde está prevista a chegada das primeiras unidades em Janeiro de 2023. Os preços situam-se entre os 39.747€ exigidos pela versão de acesso à gama e os 43.747€ associados ao Shine Pack, o nível de equipamento mais recheado.
Dono de uma silhueta singular, que procura compatibilizar a versatilidade de uma berlina, a imagem mais encorpada dos SUV e o estilo mais dinâmico que caracteriza os coupés, o ë-C4 X oferece 136 cv de potência e 260 Nm de binário, com o motor eléctrico a ser alimentado por uma bateria de 50 kWh, a qual garante uma autonomia máxima de 360 km, de acordo com o protocolo europeu de medição de consumos e de emissões WLTP. Uma vez descarregado o acumulador, o ë-C4 X aceita carga rápida de até 100 kW em corrente contínua, condição que lhe permite atingir 80% da carga em apenas meia hora ou 100 km em 10 minutos, quando a pressa exige dar rapidamente continuidade à viagem. De série, vem equipado com um carregador de 7,4 kW que implica uma ligação à tomada de 7,5 horas, em corrente alternada (AC) – o carregador de 11 kW, que reduz a 5 horas uma carga completa em AC, é proposto como opcional.
A gama estrutura-se em quatro níveis de equipamento, seis cores para a carroçaria, seis ambientes para o habitáculo e quatro packs Color. A versão de entrada, denominada Feel, já compreende uma lista de equipamento de série bastante razoável, em que se incluem o volante em pele com comandos integrados; ar condicionado automático; retrovisores eléctricos e aquecidos; sensores de luz e chuva; display de 5” TFT (sem “ambi-light”); faróis ECO LED e Pack Safety. Com este nível de equipamento, o novo eléctrico da Citroën custa os já acima referidos 39.747€. Mas desembolsando apenas mais 360€ (40.107€), o comprador leva para casa o ë-C4 X como uma oferta mais interessante, cortesia do Feel Pack, que adiciona ao equipamento de série do Feel itens como puxadores das portas na cor da carroçaria; retrovisores com rebatimento eléctrico; pack City; câmara de marcha-atrás; display de 5” TFT, entre outros.
A oferta compreende ainda os níveis Shine e Shine Pack, com uma dotação tecnológica mais enriquecida. Isso, naturalmente, reflecte-se nos valores de comercialização que são, respectivamente, de 42.447€ e 43.747€. De sublinhar que aos preços aqui anunciados será imperativo adicionar mais uns euros para fazer face às devidas despesas de legalização, transporte e preparação.