Um dos maiores contributos para a imagem desportiva da BMW foi conseguida graças à sua divisão de veículos desportivos e de competição, a BMW M. É daqui que saem os modelos mais potentes e eficientes em matéria de comportamento, como foi o caso do 3.0 CSL dos anos 70, que se transformou num dos modelos mais emblemáticos (e vencedores) do Campeonato Europeu de Carros de Turismo da época. E para comemorar o 50.º aniversário da BMW M, o construtor bávaro lançou uma versão limitada de um novo 3.0 CSL, de que apenas vão ser produzidas 50 unidades.

6 fotos

O novo 3.0 CSL recupera alguns dos elementos estilísticos do modelo fabricado entre 1968 e 1975, a começar pela generosa asa traseira colocada sobre a tampa da mala. Apesar do aspecto próximo do protótipo 3.0 CSL Hommage Concept Car, apresentado em 2015, a realidade é que esta edição especial do 3.0 CSL (em que o L significa lightweight, ou leve) foi concebida tendo por base o M4 CSL, que é apenas 1 kg mais pesado e de que foram construídas 1000 unidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

12 fotos

Além dos alargamentos nos guarda-lamas, o novo CSL surge ainda pintado com a decoração alusiva aos BMW oficiais que venceram o campeonato inaugural em 1973, para depois repetirem o triunfo consecutivamente entre 1975 e 1979. O popular modelo conquistou ainda inúmeras vitórias no campeonato americano IMSA a partir de 1975.

4 fotos

O motor do novo 3.0 CSL é o mesmo 3.0 sobrealimentado com seis cilindros em linha que debita 560 cv e que, uma vez montado no M4 CSL, fornece 550 cv. Contudo, porque no M4 CSL está associado a uma caixa automática, o binário atinge 650 Nm, valor que baixa para 550 Nm para acomodar os limites da caixa manual de seis velocidades do novo 3.0 CSL.

7 fotos

Não é ainda conhecido o preço desta versão comemorativa do 3.0 CSL, mas a imprensa germânica tem a certeza que o facto de existirem apenas 50 unidades e de o projecto se destinar a celebrar o mais histórico modelo da BMW são motivos para colocar o preço acima dos 600.000€. O que pode parecer estranho, uma vez que o M4 CSL, que é exactamente o mesmo veículo mas com outra decoração, ligeiras modificações na carroçaria e caixa automática, foi transaccionado na Alemanha por 165.000€, tendo já dono as 1000 unidades fabricadas. Entretanto, veja aqui o 3.0 CSL de competição em acção, nos anos 70: