O primodivisionário Portimonense venceu este domingo, por 2-0, na receção ao secundário Sporting da Covilhã, com um golo em cada parte, reentrando na discussão pelo primeiro lugar do Grupo E da Taça da Liga de futebol.

O jogo da segunda ronda da prova teve claro domínio dos algarvios, que triunfaram com golos de Ricardo Matos, aos oito minutos, e Anderson Oliveira (77), igualando o Nacional na classificação do grupo, ambos com três pontos, enquanto Gil Vicente e Sporting da Covilhã somam apenas um.

Gil Vicente e Nacional, ambos com menos um jogo, defrontam-se este domingo, em Barcelos, a partir das 15:00.

Alex Costa soma seis derrotas e dois empates em oito jogos desde que se estreou no banco no Sporting da Covilhã, mas o emblema serrano já não vence desde agosto (1-0 no terreno do FC Porto B, em jogo da primeira ronda da II Liga).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após boa entrada dos locais, aos oito minutos, Ricardo Matos isolou-se após interceção e passe de Rui Gomes, contando também com a ajuda de um ressalto em Gilberto Silva antes de finalizar a preceito para o seu segundo golo da temporada.

Numa jogada em que o árbitro auxiliar assinalou inicialmente fora de jogo, mas a decisão foi revertida pelo vídeoárbitro (VAR), os dois centrais serranos ficaram implicados pela negativa: N’Diaye pelo mau passe e Ângelo Meneses a colocar o avançado em jogo.

Em vantagem no marcador, os algarvios continuaram com ascendente, ameaçando o segundo em lances de Rui Gomes (28) e Bruno Reis (31), enquanto o Sporting da Covilhã só apareceu num tiro de fora da área de Jorginho que passou perto do poste esquerdo da baliza de Nakamura (45+1).

Alex Costa lançou duas novas peças no reinício, na tentativa de equilibrar a partida, mas a sua equipa teve muitas dificuldades em criar perigo neste período, à exceção de uma incursão de Jorginho pela esquerda travada por Nakamura com excelente defesa (72).

O Portimonense voltara entretanto a reentrar no jogo em termos ofensivos, após três mexidas operadas por Paulo Sérgio: Luquinha e Anderson Oliveira desperdiçaram de forma flagrante na mesma jogada (70), o guardião Bruno Bolas negou o golo num cabeceamento de Róchez (73) e o 2-0 chegou aos 77, num remate de Anderson Oliveira dentro da área.

Até final, os algarvios, em busca de um resultado que pode ser decisivo nas contas finais do grupo – o primeiro critério de desempate é a diferença de golos -, desperdiçou algumas ocasiões para dilatar a diferença, a mais flagrante num remate de Seck ao poste (84).