Siga aqui o liveblog sobre a guerra

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu esta terça-feira apoio dos Aliados “mais rápido, mais rápido, mais rápido“, salientando a importância para o país de geradores e sistemas de defesa aérea.

O governante ucraniano falava à entrada da reunião do Conselho do Atlântico Norte que reúne em Bucareste, capital da Roménia, neste dia e quarta-feira, os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, recordando que na última ministerial dos Aliados em que participou pediu “armas, armas, armas“.

“Neste dia tenho outras palavras diferentes: mais rápido, mais rápido, mais rápido. Agradecemos o que foi feito mas a guerra continua. Nós provámos que conseguimos derrotar a Rússia, provámos que conseguimos ganhar, juntos, nos interesses do inteiro espaço euro-atlântico e do mundo”, defendeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Contudo, salientou o ministro, “decisões sobre armas, decisões sobre lançar novas linhas de produção de armas em países ocidentais têm que ser feitas de forma mais rápida”.

“E isto é o que vamos discutir neste dia com os ministros dos Negócios Estrangeiros, como acelerar tudo”, frisou.

O ministro ucraniano frisou a necessidade do país de geradores, transformadores e também sistemas de defesa antiaérea, numa altura em que os ataques da Rússia a infraestruturas críticas têm aumentado.

Zelensky condena nova onda de ataques russos às infraestruturas civis e energéticas

Momentos antes, o secretário-geral da NATO insistiu que o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, “está a tentar utilizar o inverno como arma de guerra” contra a Ucrânia, após os ataques das últimas semanas contra infraestruturas energéticas.