A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Hospital das Forças Armadas assinam esta quarta-feira um acordo para a formalização de um centro que visa otimizar a formação técnica, científica e profissional de estudantes, civis e militares.

“O acordo é em prol do ensino, da investigação e da inovação em medicina”, afirmou, em declarações à agência Lusa, o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira.

Segundo o diretor, o acordo de cooperação institucional formaliza a criação do Centro Clínico Universitário D. Pedro V no polo do Porto do Hospital das Forças Armadas e vai debruçar-se sobre “áreas de interesse” tanto para a faculdade, como para as forças armadas no campo do ensino, investigação e assistência médica.

Destacando que o acordo é uma “espécie de casamento” entre as duas instituições, Altamiro da Costa Pereira esclareceu que este “não é um centro académico clínico”, nem um “hospital universitário”, mas uma “ideia que poderá beneficiar cada uma das instituições”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A Faculdade de Medicina tem, neste momento, imensas dificuldades com as instalações que dispõe”, referiu o diretor, dizendo que já está prevista, no âmbito do acordo de cooperação, a realização de exames práticos da área clínica no Hospital das Forças Armadas.

O centro é um espaço virtual que pode vir a ser objetivado no futuro dependendo dos acordos que forem sendo feitos entre o Hospital das Forças Armadas e a faculdade”, adiantou o diretor.

Altamiro da Costa Pereira salientou ainda que, de futuro e ao abrigo do acordo, podem vir a ser criadas outras valências como clínicas universitárias, um centro de simulação avançada ou um centro de telemedicina.

“É uma questão de existir interesse de ambas as partes”, realçou o diretor, adiantando que o centro vai também focar-se em áreas como a medicina de emergência, trauma, tecnologias robóticas e telemedicina.

“Este é um acordo de intenções que pode abrir portas a médicos mais jovens”, acrescentou Altamiro da Costa Pereira, notando que o acordo permitirá ainda “dar uma outra vida ao hospital” e destacando o papel do chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, na concretização deste centro.

O acordo entre a FMUP e o Hospital das Forças Armadas é assinado durante a tomada de posse para um segundo mandato do diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, que decorre no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto.