Quem tem por hábito organizar almoços ou jantares de amigos sabe bem o quão difícil pode ser gerir as opções gastronómicas de todos os convidados. Numa época em que as redes sociais incentivam à partilha e descoberta de restaurantes, abundam os auto-denominados foodies com gostos sofisticados e específicos. Por outro lado, cada vez mais pessoas revelam alergias ou intolerâncias alimentares, seja por motivos médicos ou éticos. Juntá-los a todos à mesma mesa, de um mesmo restaurante, pode ser, então, uma missão complicada. Mas não tem de ser.
O problema tem solução fácil e eficiente. Basta pensar fora da caixa – ou, neste caso, dentro do centro. O centro é o centro comercial NorteShopping, em Matosinhos, que tem uma área de restauração completamente inovadora, desenhada e decorada de forma a transportar os seus clientes para fora daquelas quatro paredes e a fazê-los sentir num mercado tradicional. O The CookBook, assim se chama, proporciona o tipo de ambiente que se encontra nos bairros mais trendy das grandes cidades, com a vantagem de reunir várias dezenas de restaurantes e quiosques no mesmo espaço, permitindo assim a cada pessoa escolher o tipo de repasto que mais lhe agrada sem pôr em causa a companhia.
Este espaço, inaugurado em 2019, ocupa cerca de 1300 metros quadrados distribuídos por dois pisos e com uma área exterior, no terraço. A decoração prima pelos pormenores e detalhes, com enormes entradas de luz natural, e objetos que promovem o convívio e o conforto, como é o caso das mesas de pingue-pongue ou os cadeirões.
As propostas gastronómicas que integram o The CookBook primam tanto pela qualidade como pela variedade. É muito difícil – para não escrever impossível – não encontrar ali o que se pretende comer. Seja gastronomia tradicional portuguesa, muito bem representada em todas as suas vertentes, desde o leitão assado d’O Forno do Leitão do Zé, o Steaks and Beer House, a grelha competente d’O Frango da Guia ou o marisco do A-Mar.
Na gastronomia internacional pode contar com as cervejas do Berr Kingdom, os sabores indianos do Chutnify, aos sabores do resto da Ásia no Lao Bao e Noori, ou sabores italianos do Italian Republic, Tomatino ou do RT Focaccias by Reitoria, e ainda os sabores mexicanos e espanhóis como no Los Buenos, PO e Maldito; a comida mais calórica e pecaminosa, como as francesinhas d’A Cascata ou os hambúrgueres do Munchie ou do McDonald’s; a cozinha saudável dos restaurantes Da Terra, Zenith Brunch & Cocktails, Natural Crave, Poke House ou Bowls. Depois da comida, chega a sobremesa e são muitas as possibilidades, como os doces do Conventual, os míticos jesuítas da Confeitaria Moura ou os gelados da Cremosi, entre outros.
No meio de toda esta oferta, pode pôr-se outro problema: o de escolher. Mas isso, como diriam os treinadores de futebol, são boas dores de cabeça.