O principal partido da oposição na Geórgia apresentou na Justiça um pedido de libertação do ex-presidente Mikheil Saakashvili, que acredita poder estar a ser envenenado, para realizar exames médicos no estrangeiro.

O Movimento Nacional Unido (UNM) disse que a “condição [de detenção] de Saakashvili pode levar ao coma e à morte” e que o ex-Presidente deveria ser enviado para uma clínica de alto nível nos Estados Unidos ou na União Europeia.

Saakashvili, que foi Presidente de 2004 a 2013 e liderou os chamados protestos da Revolução Rosa que expulsaram o anterior presidente, partiu da Geórgia para a Ucrânia após o fim do seu segundo mandato e foi posteriormente condenado à revelia por abuso de poder e condenado a seis anos de prisão.

Foi detido em outubro de 2021, após regressar à Geórgia para tentar reforçar a oposição antes das eleições municipais a nível nacional.

Numa declaração na semana passada, a UNM, que Saakashvili dirigia anteriormente, disse que embora o ex-presidente estivesse geralmente saudável na altura da sua prisão, tem sofrido perda de peso, dores musculoesqueléticas e atrofia muscular “que podem ser o resultado de um processo infeccioso não diagnosticado e/ou de uma possível intoxicação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O partido disse que o exame toxicológico o mostrou com níveis elevados de bário, bismuto e mercúrio. Disse também que muito provavelmente sofreu uma lesão vertebral na prisão e desenvolveu uma forma grave de distúrbio traumático relacionado com ansiedade.

A declaração dizia que as conclusões se baseavam num exame realizado por peritos georgianos e estrangeiros através do Centro Empatia, uma ONG georgiana anti-tortura.

O governo não respondeu ao processo judicial, mas Irakli Kobakhidze, presidente do partido governamental Sonho Georgiano, disse que não há motivos para a libertação de Saakashvili.

“Não podemos desestabilizar o país. É-nos pedido que tomemos esta decisão politicamente, que libertemos Saakashvili, a fim de desestabilizar o país, e é claro que não podemos tomar tal decisão”, disse Kobakhidze, de acordo com o canal de televisão Rustavi-2.