A fugaz aparição, na penumbra, de um pequeno SUV ao lado do grande SUV que é o EX90, na apresentação do novo topo de gama a bateria da Volvo, alimentou a imaginação dos fãs da marca, na esperança de que o construtor sueco venha a lançar um novo modelo de acesso à gama. Ou seja, mais barato que o bem-sucedido XC40. E a confirmação chegou pela boca do próprio CEO da Volvo Cars, Jim Rowan, que em entrevista à Automotive News revelou que está nos planos da marca lançar um pequeno SUV eléctrico, que será produzido na China e que se destina a aliciar clientes cujo budget para a compra de carro novo é mais limitado.
Mais 15.000€ que o XC90 PHEV. Novo EX90 100% eléctrico já tem preços
Sem levantar muito a ponta do véu, Rowan assumiu que este novo SUV eléctrico, denominado EX30 é de extrema importância para alavancar a estratégia de crescimento da Volvo, que traçou como meta atingir vendas globais de 1,2 milhões de unidades, em 2025. Ora, como em 2021 as vendas rondaram as 700.000 unidades em todo o mundo, torna-se evidente que faz falta um modelo mais acessível para atrair mais clientes. Este projecto virá de trás, pois já nos tempos de Håkan Samuelsson, o ex-CEO da Volvo, se falava num XC20.
Os objectivos para o pequeno crossover estão bem lá em cima, com Rowan a perspectivar que o EX30 rapidamente se deve converter no modelo mais vendido da marca, conquistando não só mais clientes como clientes mais jovens. Para isso, a marca vai apostar sobretudo num esquema de assinaturas, acreditando que com o pagamento de uma mensalidade (desonerado de outros encargos) terá mais hipóteses de alargar a base de clientes. O tradicionalmente bem informado Handelsblatt refere que a subscrição mensal poderá situar-se entre 600 e 700€.
O CEO da Volvo frisou bem que, com o EX30, a intenção da marca é comercializar um modelo eléctrico mais barato, mas também realçou que essa meta tem de ser atingida sem colocar em causa os elevados padrões de segurança pelos quais o fabricante nórdico é reconhecido. Daí que esteja fora de questão a hipótese de o EX30 prever algum sistema de troca de baterias, o que baixaria a factura.
Smart #1 pode ser a melhor proposta do segmento para quem gosta de potência
Mas quando Rowan fala num pequeno SUV, quão pequeno será? Não sabemos. Deverá ficar claramente abaixo dos 4,43 m de comprimento do XC40, algures entre os 4,20 e os 4,30 m, dimensões que o colocariam a navegar num mar de “tubarões”, como o Peugeot e-2008 ou o Kauai EV, a título de exemplo. Ao que tudo indica projectado para concorrer no disputado segmento B-SUV, o futuro EX30 vai ser o primeiro Volvo a ser montado sobre a plataforma SEA, concebida pela Geely (dona da Volvo e de 50% da Smart, entre outras marcas) especificamente para modelos eléctricos. O novo Smart #1 assenta nesta base e mede 4,27 m de comprimento, sendo produzido na China. Potencialmente, será dessa mesma fábrica que sairá o Volvo EX30 que vai desembarcar na Europa.
Os argumentos do pequeno Volvo não deverão diferir muito do Smart #1 que, recorde-se, oferece 200 kW/272 cv de potência e 343 Nm de binário, passados às rodas traseiras, e um alcance de até 440 km entre recargas (420 km na versão Pro+, sem bomba de calor). Por cá, o Smart é esperado em Maio, com preços a partir de 40.950€. O XC40 Recharge, que na gama ficará acima do EX30, é de momento comercializado entre nós por valores a partir de 49.535€. Parece que o Volvo que vem da China pode ser 8000 ou 9000€ mais barato…