A nave espacial Orion, protagonista da primeira missão do programa Artemis da NASA, já regressou à Terra depois de ter viajado para lá da Lua, completando assim o primeiro passo do regresso da humanidade ao satélite natural do planeta. No total, a nave percorreu 2,1 milhões de quilómetros.

Vinte e seis dias depois ter sido lançada a partir do Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Flórida, a nave regressa agora à Terra: vai aterrar na costa da Península da Baixa Califórnia, perto da Ilha de Guadalupe, às 17h39 de Portugal Continental.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, tem publicado nas redes sociais imagens que mostram a viagem de regresso à Terra da Orion. No vídeo aqui em baixo, mostra a vista da nave espacial para a Terra quando estava a pouco mais de 24 mil quilómetros do planeta.

Os principais objetivos da missão Artemis I são demonstrar que os sistemas da nave Orion conseguem suportar as exigências do voo espacial, desde que levanta voo em direção ao espaço até à reentrada na atmosfera terrestre, aterragem e recuperação para análise.

Esta é a nave que, um dia, transportará astronautas até à Lua, onde a nave chegou a 21 de novembro, aproximando-se a um mínimo de 130 quilómetros de altitude. No ponto mais longínquo da viagem, Orion esteve a 434.523 quilómetros da Terra e a 64.374 quilómetros da Lua.

Todas as informações de voo da nave espacial Orion vão ser estudadas pelos engenheiros da agência espacial norte-americana para aprimorar a próxima missão: a Artemis II, que está planeada para 2024 e já terá astronautas a bordo.