O vulcão Fuego, na Guatemala, entrou em erupção, acompanhada de explosões, frentes de lava e projeções de cinzas, anunciaram as autoridades, que até ao momento não deram ordem de evacuação.

“O vulcão Fuego mostrou um aumento na sua atividade, que nos últimos minutos entrou em fase de erupção”, disse no sábado o Instituto Nacional de Vulcanologia (Insivumeh) da Guatemala, em comunicado.

A erupção do vulcão, de 3.763 metros de altura e localizado a 35 quilómetros a sudoeste da capital, Cidade da Guatemala, tem gerado “constantes explosões fracas, moderadas e fortes”, acrescentou o instituto.

O Insivumeh também notou o aparecimento de uma “fonte incandescente” de lava que ultrapassa 500 metros acima da cratera e uma coluna de cinzas que se eleva mais de um quilómetro acima do cume do vulcão, referiu o Insivumeh.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até o momento, não foi dada ordem de retiradas às comunidades que vivem perto do vulcão, segundo o porta-voz da Coordenação Nacional de Combate a Desastres Naturais guatemalteca, Rodolfo Garcia.

Em 2018, uma erupção do vulcão Fuego (literalmente: “vulcão de fogo”), um dos mais ativos da América Central, matou 215 pessoas e deixou um número semelhante de desaparecidos em comunidades rurais próximas ao vulcão.

Dois outros vulcões também estão ativos na Guatemala: Santiaguito, no oeste do país, e Pacaya, 20 quilómetros a sul da capital.